Brasil Novo Notícias: HOSPITAIS E 30 UNIDADES BÁSICAS REFORÇAM SAÚDE NO XINGU

segunda-feira, 18 de maio de 2015

HOSPITAIS E 30 UNIDADES BÁSICAS REFORÇAM SAÚDE NO XINGU



A Norte Energia concluiu as obras civis e equipou o Hospital Geral de Altamira, que terá capacidade para 100 leitos. Na fase atual a empresa está finalizando a instalação de equipamentos. O investimento garante o pleno funcionamento do novo espaço destinado à população altamirense, o qual será administrado pelo poder municipal.

O Hospital Geral contará com 10 leitos para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), consultórios médicos, odontológico e multidisciplinar, área de emergência com 11 leitos de observação, confortáveis enfermarias com dois quatro-leitos, climatizadas e equipadas com televisores e equipamentos.

O novo espaço possui ainda cozinha industrial; rede de esgoto e esterilização para o lixo hospitalar; lavanderia e esterilização de rouparia e equipamentos, sistema de gases medicinais canalizados para todos os leitos e outros ambientes; e serviços de apoio ao diagnóstico de imagem e laboratorial. Todos os ambientes do prédio são climatizados e equipados com rede de computadores e sistema de geração de energia com dois geradores de reserva,

Também obra da Norte Energia, o hospital de Anapu com 32 leitos está pronto para ser entregue à população, até o final deste mês. Em Vitória do Xingu, as obras do novo hospital, também com 32 leitos, já foram iniciadas com previsão de conclusãopara março de 2016.
Por meio do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRSX), a Norte Energia investiu nas reformas do Hospital de Uruará, já entregue, e dosHospitais de Placas e Medicilândia, ambas em andamento. Com os recursos a Universidade Federal do Pará (UFPA) em Altamira ganhou um prédio para o funcionamento da Faculdade de Medicina.  Ao longo de 20 anos, a empresa vai aportar R$ 500 milhões  no PDRSX para projetos sustentáveis de diversos setores eabrangências nos 11 municípios das áreas de influência direta e indireta do empreendimento.
Como apoio às ações de saúde do Estado do Pará, a Norte Energia doou equipamentos para melhorar o atendimento do Hospital Regional da Transamazônica, unidade de alta complexidade situada em Altamira.
  
Novas unidades ampliam a Atenção Básica
Em Altamira, foram concluídas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos novos bairros São Joaquim e Laranjeiras. A do Jatobá, o mais populoso em construção pela Norte Energia, atenderá a população do Aguá Azul e tem conclusão prevista para o final de maio de 2015. Esta será a última das 30 unidades construídas com recursos do Projeto Básico Ambiental (PBA) da Usina Hidrelétrica Belo Monte ou acordadas com os municípios.
A UBS do Jatobá será entregue totalmente equipada e contará com consultórios médico e odontológico, exames laboratoriais, salas de espera e para entrega de medicamentos, sendo todos os ambientes refrigerados. “As unidades básicas de saúde construídas e bem equipadas pela Norte Energia possibilitam a garantia do direito do cidadão e trazem comodidade e acesso fácil a quem precisa da atenção básica do Sistema Único de Saúde”, afirma o gerente de Saúde da Norte Energia, José Ladislau. 
A construção das unidades básicas integram a estruturação dos serviços nos municípios da área de influência da UHE Belo Monte, com ações que incluem o apoio aos atendimentos em saúde em Altamira, Anapu, Brasil Novo, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu. Outra ação importante, com reconhecimento da população, é o exemplar trabalho de controle da malária, que reduziu o número de casos em 95,7%, entre janeiro e março de 2015 em relação ao mesmo período de 2011.

Por: Anderson Araújo
Comunicação Norte Energia S.A. - UHE Belo Monte

Nenhum comentário:

Postar um comentário