Brasil Novo Notícias: Morre Dom Vicente Zico, arcebispo emérito de Belém

terça-feira, 5 de maio de 2015

Morre Dom Vicente Zico, arcebispo emérito de Belém

Arcebispo emérito tinha 88 anos e apresentava problemas respiratórios.
O corpo está sendo velado na Catedral Metropolitana, de Belem.


Dom Vicente Zico participou da missa que antecedeu a romaria do domingo de Círio (Foto: Ingrid Bico/G1)
Mesmo após a renúncia Dom Vicente Zico (em pé) participava das celebrações
do Círio de Nazaré(Foto: Ingrid Bico/G1)
Faleceu na tarde desta segunda-feira (4) o arcebispo emérito de Belém, Dom Vicente Zico. Ele apresentou dificuldades respiratórias após retornar de viagem de Belo Horizonte, onde foi visitar familiares. A informação foi confirmada pelo cardeal do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, que publicou nas redes sociais que "Dom Vicente Zico, arcebispo emérito de Belém, acabou de fazer sua Páscoa definitiva. Rezemos pela sua alma, o seu descanso eterno junto de Deus".
O velório de Dom Zico ocorre na Catedral Metropolitana, desde às 22h. A igreja realizará uma missa em homenagem ao arcebispo emérito na quarta-feira, às 15h. O corpo do arcebispo deverá ser sepultado na catedral.
A Prefeitura Municipal de Belém informou que Zenaldo Coutinho decretou luto oficial de três dias no município. Os órgãos da administração, que possuem dispositivos com bandeiras nas partes externas dos seus prédios, terão a bandeira de Belém hasteada a meio mastro.
Doença pulmonar
Dom Zico estava internado em um hospital particular e, mesmo com dificuldades respiratórias, manifestou o desejo de retornar para a residência episcopal no domingo (3). Segundo comunicado divulgado pelo arcebispo de Belém Dom Alberto Taveira para os sacerdotes da arquidiocese, o pedido de Dom Zico foi atendido após um parecer da equipe médica, que o liberou com a condição dele não receber visitas.
Dom Vicente Zico acompanha o Círio de Nazaré (Foto: Igor Mota / Jornal Amazônia Jornal)
Dom Vicente Zico acompanha o Círio de Nazaré
(Foto: Igor Mota / Jornal Amazônia Jornal)
Ao retornar para a residência episcopal, o arcebispo emérito apresentou melhora e conseguiu se alimentar normalmente, mas ainda apresentava problemas respiratórios, dependendo de oxigênio suplementar e do acompanhamento de uma equipe de enfermagem.
Trajetória
Dom Vicente Zico nasceu em 27 de janeiro de 1927 em Luz, Minas Gerais. Ele foi nomeado arcebispo coadjutor de Belém pelo papa João Paulo II em 1980, exercendo o cargo até 1990, quando sucedeu Dom Alberto Ramos por causa de sua aposentadoria aos 75 anos.
Dom Zico renunciou a arquidiocese em 2002. Sua renúncia foi aceita em 2004, quando foi nomeado arcebispo emérito. Dom Zico acompanhou o trabalho dos arcebispos Dom Orani João Tempesta, que o sucedeu na arquidiocese de Belém, e Dom Alberto Taveira, que ocupou o cargo após Dom Orani ser nomeado cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro.

"Os dons que Dom Vicente Zico recebeu de Deus serviram como canal da graça para tantas pessoas no decorrer de sua vida. Ele foi um autentico servidor do Evangelho de Jesus Cristo. Agradecemos a Deus pela sua vida e vocação, pelo seu sim e serviço à Igreja, como homem de Deus testemunhando, com alegria, a sua fé! Rezemos pelo seu descanso junto de Deus", comentou Dom Orani João Tempesta.

Do G1 PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário