Brasil Novo Notícias: PDRSX reúne representantes de poder público e sociedade Civil organizada de 11 municípios em Altamira

quinta-feira, 14 de maio de 2015

PDRSX reúne representantes de poder público e sociedade Civil organizada de 11 municípios em Altamira


Secretários de Educação; Marcelo Leal (Placas) e
Ontoniel Costa (Brasil Novo)
Na Quarta Feira dia 12 de Maio de 2015, foi dado inicio a segunda reunião do Plano de
Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu - PDRSX, esta reunião iniciou às 14:00 horas desta quarta e segue até às 15:00 horas da Sexta feira dia 15 de Abril. Estou neste momento em Altamira - Pa acompanhando as reuniões das Câmaras Técnicas juntamente com o Secretário de Educação Marcelo Leal, que é Titular da Câmara Técnica de Educação.
Estive reunido nesta tarde com diretores e assessoria de imprensa do PDRSX, coletando informações e imagens para divulgar como funcionam as Câmaras Técnicas, e como é a atuação do Comitê Gestor que define os investimentos do PDRSX nos cinco municípios impactados diretamente e nos seis municípios Impactados indiretamente pela construção da UHE de Belo Monte.

Plenário da primeira reunião no dia 27 de Março de 2015
A primeira reunião do Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (CGDEX) no ano de 2015, foi realizada no dia 27 de março, em Altamira. Essa reunião teve como finalidade a apresentação do balanço das atividades, além da avaliação de dúvidas e sugestões recebidas ao longo da última reunião. Criado pelo artigo 2º do Decreto nº 7.340, de 2010, o Comitê é a instância responsável por monitorar a execução e a efetividade do PDRS do Xingu, bem como promover a sua revisão e atualização.

Na XXXIV Reunião Ordinária do CGDEX, realizada no auditório da Associação Comercial de Altamira (ACIAPA), o Governo Federal foi representado pelo coordenador da CT 1, Marcio Hirata, que substituiu o membro da Coordenação Geral do Comitê Gestor, Johaness Eck. Márcio relembrou os trabalhos desenvolvidos durante o ano de 2014 e citou os saldos positivos e os vários pontos fortes que foram alcançados e os que ficaram pendentes.  Reafirmou, também, os compromissos formalizados no ano passado e se prontificou a agilizar as pendências para um melhor andamento dos projetos do PDRSX.

Participantes da primeira reunião no dia 27 de Março de 2015
Após os pronunciamentos da representante do Governo Estadual, Maria Amélia Enriques, do representante da Sociedade Civil, João Batista e do representante dos municípios, prefeito Nilson Daniel, de Medicilândia, a plenária foi iniciada e cada Câmara Técnica fez uma avaliação geral das atividades e uma síntese do andamento dos trabalhos. Marcio Hirata destacou, ainda, que o Comitê Gestor pretende cumprir os principais  compromissos assumidos, como a definição do edital de projetos de 2015 no 1º semestre e o  Regimento Interno. “Serão discutidos e avaliados alguns pontos com as Câmaras Técnicas para consolidar e trazer consistência ao novo Regimento Interno, para que então poder ser aprovado na plenária”.

Ao final da Plenária, foram entregues equipamentos aos proponentes dos projetos de municípios como Vitória do Xingu, Placas, Brasil Novo e Altamira.
Fonte: http://www.pdrsxingu.org.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário