Brasil Novo Notícias: PREFEITA MARINA SPEROTTO E SECRETÁRIO DE SAÚDE INAUGURA SEDE DO NASF EM BRASIL NOVO

segunda-feira, 11 de maio de 2015

PREFEITA MARINA SPEROTTO E SECRETÁRIO DE SAÚDE INAUGURA SEDE DO NASF EM BRASIL NOVO

O atendimento e a qualidade da saúde de Brasil Novo ganhou um reforço na manhã desta segunda-feira (11) com a Inauguração do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família que tem por objetivo dar suporte ao atendimento prestado nos postos de saúde, o espaço funcionará também como Centro de Reabilitação de Saúde.
A prefeito Marina Sperotto destacou a satisfação em receber mais um benefício recebido e repassado à população de Brasil Novo pela gestão do Governo Compromisso Com o Povo e agradeceu ao Secretário Noédson e aos funcionários pelo empenho no trabalho – “Gostaria de agradecer a Norte Energia através da PM21 por mais um projeto e mais uma obra concluída em nosso município para melhorar o atendimento às famílias do município. Lembrando que ninguém faz nada sozinha, eu gostaria de agradecer ao Secretário por ser parceiro do desenvolvimento e parabenizar a cada funcionário pelo empenho nas atividades da saúde” – Agradeceu a Prefeita manifestando sua confiança no trabalho dos profissionais e lembrando ainda que todos eles possuem laços familiares com o município.
O Secretário Noédson Carvalho também destacou a importância de receber mais uma benefício ao município – “Estendemos nossos agradecimento à Norte Energia e a PM21 a quem somos muito gratos por isso e tenho certeza de que a partir de agora vai melhorar ainda mais os trabalhos da saúde em Brasil Novo” – completou o Secretário.
O Que é o NASF?

O NASF é uma estratégia inovadora que tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica/Saúde da Família. Seus requisitos são, além do conhecimento técnico, a responsabilidade por determinado número de equipes de Saúde da Família.
Deve estar comprometido, também, com a promoção de mudanças na atitude e na atuação dos profissionais da Saúde da Família e entre sua própria equipe (NASF), incluindo na atuação ações intersetoriais e interdisciplinares, promoção, prevenção, reabilitação da saúde e cura, além de humanização de serviços, educação permanente, promoção da integralidade e da organização territorial dos serviços de saúde.
O NASF deve ser constituído por uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, para atuarem no apoio e em parceria com os profissionais das equipes de Saúde da Família, com foco nas práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade da equipe de Saúde da Família.
Objetivo do NASF
A proposta de criação de núcleos multiprofissionais para dar apoio às equipes mínimas da estratégia de saúde da família, principal ação de atenção básica do Ministério da Saúde, há muito vinha sendo discutida. O desenvolvimento dos estudos em atenção básica e o fomento de novas políticas públicas, como a criação da Política das Práticas Integrativas e Complementares (Portaria GM 971/2006) acabou por proporcionar a criação dos tão aguardados Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF.
Por: Valdemídio Silva com informações do Portal da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário