Brasil Novo Notícias: Professores em greve fazem manifestação hoje

terça-feira, 12 de maio de 2015

Professores em greve fazem manifestação hoje

Os professores da rede estadual de educação, em greve há 47 dias, realizarão hoje ato público com concentração a partir das 8h, na Praça do Operário, em São Brás. “A categoria está na expectativa de uma resposta do governo Jatene (PSDB) sobre a reabertura da mesa de negociações, interrompida pelo gestor o último dia 28”, diz nota do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp).
No texto, o Sintepp afirma que existe disposição para finalizar a paralisação, mas que se devem observar os graves problemas detectados na educação pública do Pará. “(…) Se a greve terminasse hoje, muitos estudantes retornariam para escolas sem higiene nos banheiros ou mesmo material de limpeza, sem água potável e mesmo sérios riscos na rede elétrica. E até o momento (o governo) não encaminhou para o Sintepp a relação de escolas que entrarão em reforma”, comentou Mateus Ferreira, coordenador geral do Sintepp.
O Sintepp afirma que espera que o governo formalize sua proposta através da assinatura de termo de responsabilidade. O Sintepp também defende uma redução gradual da jornada. “Para 2015, o limite deve ser 260 horas, em 2016 passaria para 240 horas e 2017 chegaria nas 220 horas. Outro sério problema está no descumprimento da Lei do Piso. O governo mente para o Judiciário quando afirma que destina 1/3 da jornada para a hora atividade (HA), na verdade ainda trabalha-se com a lógica de ¼ para HA e isso deve se analisado com seriedade”, complementou Mateus.
O sindicato reafirma, na nota, “que a reposição de dias parados será confirmada tão logo o governo se comprometa em assinar o acordo, junto aos deputados e Ministério Público Estadual”. No ato, os professores seguirão para o Centur, onde ocorre reunião do Fórum Estadual de Educação que debaterá o Plano Estadual de Educação.
(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário