Brasil Novo Notícias: Altamira recebe debates voltados para o desenvolvimento da Transamazônica e do Xingu

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Altamira recebe debates voltados para o desenvolvimento da Transamazônica e do Xingu


Por mais de quatro horas, representantes de dez órgãos do governo do Pará, entre secretarias de Estado e instituições de pesquisa e estímulo à produção, ouviram prefeitos, produtores rurais, agricultores e membros da sociedade civil da região da Transamazônica e do Xingu na terceira edição do “Diálogos para o Desenvolvimento Regional”. O encontro realizado na noite desta segunda, 13, em Altamira, reuniu cerca de 250 pessoas no auditório da Associação Comercial de Altamira (Aciapa).

Na abertura do evento, o titular da secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Adnan Demachki, explicou que antes de chegar ao Xingu, ouviu também moradores da região de Santarém e Marabá. “Metade do Executivo Estadual está aqui em Altamira por uma determinação direta do governador Simão Jatene para ouvir e viabilizar soluções para os entraves ao desenvolvimento. Claro que não iremos resolver tudo. Mas não faltará empenho para viabilizar o que estiver ao nosso alcance”, declarou Demachki.

A dinâmica adotada permitiu que cada participante utilizasse um tempo de quatro minutos para fazer ponderações e solicitações aos representantes do Estado, que compuseram a mesa. Por outro lado, cada pasta ou órgão terá a obrigação de dar respostas às demandas que lhes forem proporcionais. O encontro contou com a participação de representantes das cidades de Altamira, Brasil Novo, Uruará, Medicilância, Placas, Rurópolis, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio, Anapu, Pacajá e Gurupá.Entre as muitas demandas apresentadas, o entendimento entre os órgãos de fiscalização e licenciamento ambientais pautaram grande parte do debate. Os produtores rurais da região reclamam que o aumento da produção depende da agilidade desses órgãos. A reativação da unidade da Secretaria da Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) do Xingu foi uma das iniciativas solicitadas.

“Há documentos protocolados ainda em 2013 pedindo soluções na área de licenciamento ambiental que até hoje não foram respondidos. O crescimento da produção local depende dessa desburocratização do sistema”, desabafou Maria Augusta Neta, produtora rural. “Quando vemos uma comitiva do Estado tão grande desembarcar na Transamazônica, nossas esperanças se reascendem”, complementou. A Transamazônica e o Xingu são responsáveis pela produção de dois milhões de cabeças de gado.

O evento também marcou a realização de mais uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Pará. Os Diálogos para o Desenvolvimento Regional’ passam pela renovação da Lei de Incentivos Fiscais, aprovada recentemente pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). “Que haja subsídio para produtos e produtores que utilizam a floresta de forma inteligente e sustentável, como as erveiras, os artesãos e demais produtores que hoje vivem de uma subprodução do que há no meio ambiente”, sugeriu o produtor Marcelo Salazar.

Uma das instituições que mais festejaram a iniciativa do Estado em Altamira foi a Aciapa, que fez questão de mobilizar todos os envolvidos com o desenvolvimento local para participar do evento. “Quando vemos tantas autoridades, representatividades do poder público, reunidos em nome do desenvolvimento local renovamos as esperanças de que a região terá, de fato, um impulso significativo daqui pra frente. Isso é resgatar a esperança de um povo trabalhador, honesto e que não mede esforços para o desenvolvimento desse Estado, desse país”, declarou Milton Fischer, presidente da Aciapa.

Também participaram do encontro em Altamira os secretários Hildegardo Nunes (Desenvolvimento Agropecuário e Pesca) e Adenauer Góes (Turismo); os adjuntos Ronaldo Lima (Meio Ambiente e Sustentabilidade), Éverson Costa (Trabalho, Emprego e Renda) e Luís Basques (Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica).

Pelas instituições, participaram Eduardo Costa, presidente da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa); Daniel Lopes, presidente do Instituto de Terras do Pará (Iterpa); Paulo Pinheiro, presidente da Junta Comercial do Pará (Jucepa); Paulo Pedroso, presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater); Fabrício Guaglianone, presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Olavo das Neves, presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará (Faciapa) e Sebastião Campos, presidente da Federação do Comércio do Estado do Pará (Fecomércio).

Entre as autoridades, estiveram presentes o vereador Armando Aragão, presidente da Câmara Municipal de Altamira; Marina Sperotto, prefeita de Brasil Novo; Carlos José da Silva, prefeito de Senador José Porfírio; e os deputados estaduais Sidney Rosa, Eraldo Pimenta, Hilton Aguiar e Antônio Tonheiro.

Belo Monte – Durante o dia, a comitiva do governo do Estado realizou visita às obras da Usina Hidrelétrica Belo Monte, no território de Vitória do Xingu. A recepção foi feita pela Norte Energia, empresa responsável pelo empreendimento, que colocou à disposição do grupo o superintendente de Comunicação Institucional, Agnaldo Lima; e o diretor de montagem da empresa, Welington Lopes, que também explicou as características técnicas do projeto. A comitiva foi recebida no Centro de Atendimento ao Visitante (CAV) e, em seguida, acompanhou o andamento das obras nos canteiros de Belo Monte e Pimental.

AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário