Brasil Novo Notícias: Alunos de Engenharia Ambiental da Uepa criam projeto sustentável

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Alunos de Engenharia Ambiental da Uepa criam projeto sustentável

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 09/07/2015 17:16:00
Os alunos do curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Estado do Pará (Uepa) iniciaram, no campus de Marabá, o Projeto Universidade Sustentávelque objetiva criar meios para coleta seletiva de lixo seguindo os parâmetros da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
O projeto se constitui por três etapas. Na primeira, já concluída, foram criados 44 receptores de resíduos, entre eles, os de não recicláveis; orgânicos; de saúde, entre outros. Os receptores foram distribuídos em pontos estratégicos do campus a exemplo dos laboratórios de medicina, química, tecnologia de alimentos e engenharia ambiental.

A segunda etapa, que será realizada de agosto até dezembro, é composta pelo armazenamento temporário no campus do Centro de Acondicionamento Final de Resíduos, exceto os de saúde e perigosos que, pelo convênio celebrado com a prefeitura local, será coletado por empresa terceirizada especializada nesse tipo de resíduo. A terceira e última etapa, será constituída por coleta, transporte e disposição final. Essa etapa ocorrerá de janeiro a maio de 2016.

O coordenador adjunto do Campus e professor Antônio Pereira Júnior, enfatiza a importância do projeto para a Uepa e comunidade externa. Segundo ele, a iniciativa é uma forma de retribuir à população local com soluções para a problemática dos resíduos sólidos, a partir de profissionais capacitados.
“A implantação de projetos dessa natureza pelos próprios discentes no núcleo onde estudam e adquirem a formação profissional associa a responsabilidade técnica com a social. Com essas atividades, a Universidade devolve à população local instrumentos para que possam solucionar problemas com os resíduos sólidos, de forma eficaz, eficiente e com baixo custo”, enfatiza.
Ize Sena
Universidade do Estado do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário