Brasil Novo Notícias: Cosanpa quer gerir o saneamento de Altamira

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Cosanpa quer gerir o saneamento de Altamira

Créditos da Foto: Regina Santos/Norte Energia 

Na semana passada, representantes da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), estiveram em Altamira, sudoeste do Estado e reforçaram o interesse em gerir o saneamento básico da cidade. A confirmação aconteceu em audiência pública na Câmara Municipal.

A companhia deixou claro que tem interesse em continuar a gestão do saneamento na cidade. De acordo com a Cosanpa, o convênio com a prefeitura de Altamira foi renovado em 2011 por mais 30 anos. Ainda na audiência, a Cosanpa reclamou que apenas 43% dos domicílios pagam a água.

Na sexta-feira (03), o prefeito de Altamira, Domingos Juvenil (PMDB) reiterou o interesse da prefeitura em assumir a gestão do saneamento da cidade, mas para isso depende da aprovação do Projeto de Lei 132, que trata da criação da Coordenação de Saneamento do Município, que dará legalidade para receber todo o sistema de saneamento. O prazo para aprovação é 20 de julho. "A Cosanpa está ausente em Altamira há vários anos. No entanto a prefeitura está capacitada para assumir o saneamento", justificou o executivo.O investimento dessa nova etapa é de aproximadamente R$ 20 milhões de reais. Se fosse feita diretamente pelo proprietário do imóvel, a despesa pela ligação seria de aproximadamente R$ 3 mil por residência. O prefeito prometeu realizar as ligações dos domicílios à rede de abastecimento de forma gratuita. "As ligações não custarão nenhum centavo ao munícipe. Já a Cosanpa não tem dinheiro para isso", falou Juvenil.

No fim de julho a Norte Energia deve concluir o saneamento básico da cidade. Até lá, Altamira terá que ter aprovado o Projeto de Lei 132 para legalizar a criação da Coordenação do Saneamento do Município. O sistema de saneamento de Altamira é formado por uma estação de tratamento (ETE), 13 estações elevatórias (EEEs) e 220 quilômetros de redes de coleta e transporte de efluentes. A implantação do sistema faz parte do Plano Básico Ambiental (PBA) como parte das condicionantes da Usina Hidrelétrica Belo Monte.

Fonte: O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário