Brasil Novo Notícias: Embarcações do Xingu passam a usar Sistema de Transposição

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Embarcações do Xingu passam a usar Sistema de Transposição


A partir de hoje, todas as embarcações que precisarem transpor o rio Xingu, na região de Pimental, próximo a Volta Grande do Xingu, terão que usar o novo o Sistema de Transposição de Embarcações (STE).

O uso do STE é necessário por causa da conclusão do barramento do rio, na margem direita, para o futuro enchimento do reservatório principal da Hidrelétrica Belo Monte.

De acordo com a Norte Energia, responsável pelo sistema, o serviço é bem avaliado pelos usuários: 94% dos consultados em pesquisa em maio deste ano consideram satisfatório o tempo levado para usar o sistema, e 4,6% declararam não se importar com esse aspecto quando precisaram usar o mecanismo.

Até maio, 7.500 pessoas já usaram o Sistema de Transposição de Embarcações (STE), instalado em 2013 no rio Xingu, próximo ao Sitio Pimental. O sistema mantém a navegação contínua no rio, na área da Usina Hidrelétrica Belo Monte. Só em 2014, a plataforma transpôs 334 embarcações, auxiliando o transporte de 1.116 pessoas.

Construído e operado pela Norte Energia, empresa concessionária da hidrelétrica Belo Monte, o STE é uma das ações previstas no Projeto Básico Ambiental do empreendimento. O sistema garante a navegabilidade das embarcações entre a Volta Grande do Xingu e o trecho à montante (posterior) da barragem principal do empreendimento, situada próximo à Casa de Força Complementar da Usina, no Sítio Pimental.

Fonte: O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário