Brasil Novo Notícias: Ibama promete resposta sobre obras em Altamira

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Ibama promete resposta sobre obras em Altamira

O deputado federal Arnaldo Jordy (PPS-PA), defensores públicos federais, técnicos de meio ambiente e lideranças comunitárias e indígenas entregaram ontem à tarde, em Belém, à presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marilene Santos, um documento com as prioridades em um conjunto de 54 condicionantes socioambientais ao projeto de construção da Hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira, no sudoeste do Pará. Essas medidas deveriam ser implementadas antes de autorização de operação do empreendimento, mas ainda não foram cumpridas de modo satisfatório pelo consórcio responsável pelas obras.
Após a presidente do Ibama – que não quis falar com a Imprensa – receber o documento, subscrito pelo Fórum em Defesa de Altamira, reunindo instituições e entidades que atuam na região do projeto da hidrelétrica, o deputado Arnaldo Jordy informou que dentro de 30 dias o Ibama dará uma posição acerca das demandas apresentadas pela comunidade de Altamira.
“Foi entregue o documento e ela (Marilene Santos) prometeu em 30 dias se manifestar sobre tudo o que foi feito, anotou muita coisa, e nós esperamos que nesse prazo a presidente do Ibama possa anunciar as exigências e o termo dos ajustes que serão feitos no TAC (Termo de Ajuste de Conduta) com a Norte Energia, do Complexo Belo Monte, para que sejam cumpridas as condicionantes que não estão sendo cumpridas. A presidente usou, inclusive, a expressão de que “não vai dar refresco” para essas situações que são absurdas.
ORM News

Nenhum comentário:

Postar um comentário