Brasil Novo Notícias: Moradores do Jatobá ganham núcleo de Assistência Social

sábado, 18 de julho de 2015

Moradores do Jatobá ganham núcleo de Assistência Social

Créditos da Foto: Betto Silva 

Os moradores do Jatobá, um dos cinco novos bairros construídos pela Norte Energia em Altamira, agora contam um núcleo de convivência e assistência social. Na última quarta-feira, 15, a empresa responsável pela construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte, em parceira com a Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social (Semuts) de Altamira, inaugurou as atividades do centro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do bairro. Integrado ao Sistema Único de Assistência Social (Suas), o espaço é destinado a crianças, adolescentes e idosos em situação de risco social.

“A implantação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no Jatobá é o primeiro passo para a instalação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) que será instalado aqui. Além de ser um instrumento de extrema importância no combate à vulnerabilidade social, esse espaço vai garantir o direito à cidadania para inúmeros moradores do bairro. Pois, agrega em só lugar atividades pedagógicas, esportivas e culturais voltados para a inclusão social dos moradores”, explica a assistente social Stephany Carvalho, da Semuts.

Membro da primeira família a mudar para o Jatobá, o estudante Luiz Carlos Silva, 17, anseia participar das atividades do SCFV. Inscrito nas aulas de futebol de salão e reforço escolar, ele fez questão de conhecer de perto as instalações do espaço de convivência. “Pelo que eu puder ver tudo parece muito organizado. Já conversei com os professores, com os outros amigos que vão participar do projeto. Não vejo a hora de começar logo as aulas de futebol de salão“ conta o estudante.

O espaço, instalado na rua I, dispõe de salas de aula, sala de vídeo, e uma área livre destinada à atividades culturais. Além de concentrar as ações voltadas para o fortalecimento de vínculos da comunidade, o centro de assistência social também base para exibição de filmes, bailes comunitários e ações do projeto ‘Cuide Bem do seu Bairro’.

Para participar das atividades do SCFV é necessário estar registado pelo Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Desde junho de 2014, o Programa de Acompanhamento Social da Superintendência Socioeconômica da Norte Energia busca de informações junto aos moradores em situação de risco social para assegurar o acesso a programas, como o Bolsa Família.

As inscrições para atividades do novo centro de convívio serão realizadas pelos agentes da Semuts e no próprio Espaço de Convivência, no horário de 8h às 17h. serviço também será estendido aos demais bairros construídos pela Norte empresa no município: São Joaquim, Casa Nova, Água Azul e Laranjeiras.

Norte Energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário