Brasil Novo Notícias: MUITA EMOÇÃO DURANTE O 1º ENCONTRO DOS FILHOS E PIONEIROS DE BRASIL NOVO

terça-feira, 7 de julho de 2015

MUITA EMOÇÃO DURANTE O 1º ENCONTRO DOS FILHOS E PIONEIROS DE BRASIL NOVO

A história do pioneirismo de Brasil Novo, oeste do Pará, foi recontada durante três dias por filhos de Pioneiros durante os três dias de encontro.

Vindo de várias partes do país, diversas famílias escolheram o Município de Brasil Novo para se instalarem e constituir suas famílias e lá se vão mais de 45 anos de histórias e nos dias 03, 04 e 05 vários personagens desta história se reuniram durante o Primeiro Encontro de Filhos de Pioneiros de Brasil Novo e a festa começou na sexta-feira em uma noite marcada pela roda de viola em uma churrascaria do município onde eles relembraram as músicas e os músicos da época da juventude.

No sábado o evento aconteceu pela manhã no auditório da Prefeitura onde foi servido o café da manhã e em seguida um a um se apresentou contando histórias de como chegaram e como vivem hoje aflorando as recordações do passado, os desafios vividos e superados e a saudades de quem já não vive mais entre estre nós, o que deu um clima de muita emoção no encontro. Durante a manhã foi apresentado fotografias históricas que contam a evolução da Cidade. Ainda no sábado, no período da tarde, o grupo visitou a caverna Planaltina na vicinal 15, a maior caverna de arenito do Brasil onde mais vez viveram grandes emoções ao rever o lugar e as mudanças sofridas, o que fez com que as comparações de antes e depois fazia do passeio, uma viajem de encontro do passado com o presente.

A proposta do evento foi de lembrar e reconhecer o valor dos primeiros e moradores que contribuíram para o surgimento e o desenvolvimento do município de Brasil Novo.  O Encontro dos Pioneiros foi também uma forma de manter viva a história construída por eles durante os anos. No domingo, para finalizar, o encontro foi marcado por um delicioso almoço, lembrando os almoços comunitários, servido na casa do saudoso “Antonio José”, um dos fundadores da Cidade de Brasil Novo.

Almoço na casa do Saudoso Sr. Antonio José
Sr. Aurino Souza - Um dos moradores mais antigos de Brasil Novo.
(Ele ajudou a abrir Picada para abertura da Transamazônica)
Visita à Caverna Planaltina


Por: Valdemídio Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário