Brasil Novo Notícias: Polícia Militar do Pará forma 422 sargentos

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Polícia Militar do Pará forma 422 sargentos


A chuva que caiu na noite desta quarta-feira, 8, não minimizou o brilho da festa de formatura dos 422 novos sargentos da Polícia Militar do Pará, que após período de capacitação no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), ascenderam à graduação de terceiro sargento PMPA.

O evento conclusivo do curso aconteceu na Aldeia Amazônica, bairro da Pedreira, em Belém. A felicidade era tanta, que o sargento recém-formado Márcio Marçal, disse que nem notou o clima chuvoso. “Pra mim, nem choveu. Foram seis meses de muito suor e sacrifício. Agora é hora de seguir em frente”, disse o militar emocionado, como tantos outros.

A alegria também estava estampada no rosto dos familiares, como a aposentada Selma Raiol, que estava radiante ao ver o filho entre os formandos. “Meu filho está realizando um sonho. Eu também. A família toda está em festa”, destacou a aposentada.

O Curso de Formação de Sargentos da PMPA teve uma carga horária de 770 horas-aula, na modalidade Formação Técnico-Profissional/Presencial, composto em seu desenho curricular por 32 disciplinas, dividido em três módulos. Para o tenente coronel Alisson Monteiro, comandante do CFAP, o conhecimento adquirido pelos formandos tem o objetivo de prestar serviço de qualidade para a população. “O curso traz um desenho curricular intensificado e exigente à medida das demandas da sociedade, que a cada dia que passa necessita de um policial melhor preparado tecnicamente”, pontuou o militar.

Para o Comandante Geral da Corporação, coronel Roberto Campos, a formação dos novos sargentos tem o objetivo de possibilitar a gradual ascensão na carreira dos militares e valorizar cada vez mais a graduação dos policiais. “A formatura representa uma vitória para estes sargentos. Para a instituição, representa o aperfeiçoamento, a melhora dos serviços prestados à comunidade”, atestou Campos.

De acordo com o coronel Jean Marcel, diretor de Ensino da PM, a corporação procura viabilizar a realização de cursos na instituição que possibilitem a capacitação e atualização dos militares. “O evento de hoje é o resultado de meses de trabalho com dedicação; tanto da instituição, quanto dos policiais”, afirmou Jean Marcel.

O desfile militar, que encerrou a solenidade, contou com a Guarda de Honra da PMPA, comandada pela major Virgília, integrada pelos grupamentos da Guarda da Bandeira Nacional, formada por Oficiais e cadetes da Academia de Polícia Militar “Coronel Fontoura”, pelotões do Batalhão de Polícia de Choque, do Batalhão de Polícia de Eventos, do grupamento composto por cadetes do 2º Ano do Curso de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar, além da tradicional e centenária Banda de Música da PMPA, que abrilhantou a noite com seus dobrados e marchas militares.

A solenidade foi presidida pelo secretário de Segurança Pública, general Jeannott Jansen, e contou com a presença de várias autoridades e personalidades civis e militares, como representantes dos poderes constituídos, das Forças Armadas, parlamentares, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, coronel Nahum Fernandes da Silva, o Chefe do Estado Maior Geral da PMPA, coronel Lázaro Saraiva e o Delegado Geral da Polícia Civil, DPC Rilmar Firmino.

AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário