Brasil Novo Notícias: Seis secretários estaduais vão ao Xingu dialogar sobre o desenvolvimento da Região

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Seis secretários estaduais vão ao Xingu dialogar sobre o desenvolvimento da Região


O presidente da Associação Comercial de Altamira, Milton Fischer, aponta o otimismo do setor produtivo local ante o encontro marcado com cinco secretários estaduais e representantes de órgãos e entidades do Pará para a discussão sobre o desenvolvimento socioeconômico do Xingu, às 19h30 desta segunda-feira (13), no Centro Empresarial de Altamira. “Nós já estivemos órfãos do Estado, agora é diferente. A vinda de uma comitiva do Governo é um sinal forte da presença na região’’.

"Será um longo diálogo construtivo com as lideranças empresarias e empreendedoras da região estratégica para o Pará, não só pelo seu forte potencial hídrico, mas pelas grandes oportunidades de negócios que ela apresenta em diversas áreas, da pecuária à logística, passando pelo turismo até às cadeias produtivas do cacau e da agricultura’’, observa o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Adnan Demachcki, citando alguns nichos de negócios. Na oportunidade, também haverá a 5ª Reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Pará.

A comitiva articulada por Demachcki, terá a presença dos titulares da área de produção, Alex Fiúza de Mello, de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica; Adenauer Góes, do Turismo; Hildegardo Nunes, de Desenvolvimento Agropecuário e de Pesca, Luiz Fernandes Rocha, de Meio Ambiente e Sustentabilidade; José Alberto Colares, do Planejamento; além de representantes da Companhia de Desenvolvimento do Pará (Codec); Instituto de Terras do Pará (Iterpa); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater); Programa Municípios Verdes (PMV); Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (FAPESPA), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará (Faciapa), Federação da Agricultura do Estado do Pará (Faepa), Federação do Comércio do Estado do Pará (Fecomercio), Associação Comercial do Pará (ACP) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Mais de 200 lideranças devem participar da reunião no Centro Empresarial de Altamira. O evento debaterá o cenário econômico da região de Integração do Xingu, a partir das vocações locais. São esperadas sugestões de ações e de projetos que possam deslanchar o processo de desenvolvimento socioeconômico. A ideia é levantar gargalos e soluções nas cadeias produtivas e sinalizar eventuais parcerias em diversas áreas, sobretudo em alianças que envolvam programas de desenvolvimento sustentável, tecnologia e inovação, considerando ainda a recente aprovação da política de incentivos fiscais do Governo do Pará.

Além dos prefeitos municipais, estarão presentes empresários, empreendedores e lideranças de entidades de classe, a exemplo de associações comerciais, cooperativas, sindicatos, fábricas e empresas dos municípios de Altamira, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará, Placas, Vitória do Xingu, Porto de Moz, Anapu, Pacajá, Senador José Porfírio e Gurupá. Também foram convidados representantes do Ministério da Integração Nacional no Plano Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRS Xingu).

Nenhum comentário:

Postar um comentário