Brasil Novo Notícias: Risco de epidemia de dengue em Altamira preocupa moradores

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Risco de epidemia de dengue em Altamira preocupa moradores


O risco de uma epidemia de dengue em Altamira, no sudoeste do Pará, assusta os moradores do município. Agentes de saúde vistoriaram 29 bairros e em 25 deles foram encontrados focos da doença. A aposentada Santana Soarez, de 84 anos e moradora do bairro Independente I, pegou a doença quatro vezes nos últimos meses e conta que precisou de ajuda para se recuperar.

O bairro São domingos é a área residencial onde foi encontrado o maior número de focos da dengue no município. Em cada uma das 20 residências vistoriadas pelos agentes de saúde foram encontradas larvas do mosquito. De acordo com os técnicos de endemias, com o fim do período chuvoso na região, a temperatura aumentou e o mosquito precisou se adaptar, e está depositando os ovos em maior quantidade em reservatórios dentro das casas.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), em relatório divulgado no mês de julho, Altamira tem 236 casos de casos de dengue confirmados, mas os técnicos do combate da doença no município acreditam que esse número é muito maior, porque a maioria das pessoas que que apresentam os sintomas da dengue não procuram as unidades de saúde e hospitais da cidade.

"A gente tem alertado a população da necessidade dela contribuir, porque só o poder público sozinho não vai resolver. A maioria dos focos está dentro das residências. Então você teria que ter um exército para visitar todas as residências do município, mais de 40 mil", explica Waldeci Maia, secretário municipal de saúde.

Com informações do G1 Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário