Brasil Novo Notícias: Índios ocupam escritório da Norte Energia, em Altamira

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Índios ocupam escritório da Norte Energia, em Altamira


Índios de nove etnias mantiveram durante a madrugada desta terça-feira (6) a ocupação no escritório da Norte Energia, empresa responsável pela Usina de Belo Monte, no município de Altamira, no sudoeste do Pará. Os manifestantes realizam protestos na cidade desde a madrugada de segunda (5), com o objetivo de discutir com a empresa o cumprimento de melhorias nas comunidades afetadas por obras da usina.

Em nota, a Norte Energia lamentou a invasão da sede e afirmou que as ações do Projeto Básico Ambiental (PBA) da Usina de Belo Monte seguem em atividade desde novembro de 2010, e que todas são pactuadas com as comunidades indígenas, órgão licenciador e Funai. A Norte afirma ainda que recebeu lideranças indígenas na tarde desta segunda para discutir as obras do PBA, mas a reunião foi interrompida pelas lideranças, que se recusaram a continuar com o diálogo.

Sem acordo durante a reunião, os manifestantes mantiveram o bloqueio na rodovia Transamazônica, bloqueando o principal acesso a Altamira e permitindo apenas a passagem de ambulâncias e carros particulares com pessoas doentes. "Os prazos para a retomada do PBA foram dados por três vezes e em todas as três vezes ele não foi respeitado e nem cumpridos", afirma Gilson Curuaia, um dos líderes do movimento.
Segundo o cacique Kroire Xicrin, as comunidades estariam sendo prejudicadas pela demora na conclusão das obras. "A Norte Energia não está cumprindo as condicionantes, só vem falando que já está acontecendo nas aldeias e não tem nada disso acontecendo. Essa manifestação é para abrir os olhos da população, a gente não está mentindo", diz o cacique.

A Norte Energia informou que, até o momento, foram investidos mais de R$ 252 milhões em obras e ações em 11 Terras Indígenas e 1 Área Indígena do médio Xingu, com entrega de casas de moradia, casa de farinha, sistemas de abastecimento de água, construção da Casa do Índio, entrega da Casa de Saúde Indígena em Altamira. Além da doação de veículos, insumos e equipamentos para produção agrícola e a construção de escolas, Unidades Básicas de Saúde, estradas e pistas de pouso.

Ainda segundo a Norte Energia, a empresa sempre esteve aberta ao diálogo e dará continuidade às negociações durante a manhã desta terça no escritório da empresa, esperando por resultados positivos. A empresa informou ainda que tomará as medidas jurídicas necessárias para garantir a segurança de seus funcionários e do patrimônio.

Confira a nota da Norte Energia na íntegra:

A Norte Energia esclarece que o Programa Básico Ambiental Componente Indígena (PBA-CI), está em plena execução, com investimentos de mais de R$ 252 milhões em obras e ações em 11 Terras Indígenas e 01 Área Indígena do médio Xingu. Já foram entregues mais de 700 casas de moradia, casas de farinha, sistemas de abastecimento de água, construção da Casa do Índio em Altamira, entrega da Casa de Saúde Indígena em Altamira - CASAI, além de insumos e equipamentos para atividades produtivas, construção de escolas, Unidades Básicas de Saúde, estradas e pistas de pouso.

A empresa reforça que todas as ações são parte do Plano Básico Ambiental do Componente Indígena, que possui um Plano Operativo e um Fórum de Acompanhamento composto pelo IBAMA e FUNAI, e que o ritmo das obras só não é maior em respeito às especificidades da cultura indígena.

A Norte Energia informa que recebeu nesta segunda-feira, 05/10, lideranças indígenas para tratar das obras do PBA-CI, mas a reunião foi interrompida pelos líderes, que se recusaram a continuar com o diálogo. É importante lembrar que nenhum centímetro de terra indígena será afetado pela construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte.

Finalmente, a empresa lamenta a invasão da sua sede em Altamira, com interrupção dos trabalhos e riscos para os trabalhadores da Norte Energia. A Norte Energia está e sempre esteve aberta ao diálogo e com esse espirito dará continuidade as reuniões que ocorrerão hoje pela manhã no escritório da empresa em Altamira, e espera resultados positivos dentro do bom senso presente em todas as negociações. Além disso, a Empresa tomará as medidas jurídicas necessárias para garantir a segurança de seus funcionários e do patrimônio.


As informações são do G1 Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário