Brasil Novo Notícias: Lideranças da Transamazônica e Xingu garantem políticas públicas

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Lideranças da Transamazônica e Xingu garantem políticas públicas


As lideranças da Transamazônica e Xingu, que fazem parte da caravana do oeste do Pará, estão em Brasília/DF negociando com o Governo Federal demandas antigas como: a retomada do asfaltamento da BR-230, incentivo à produções agrícolas, regularização fundiária, energia elétrica para o campo, entre outras pautas.
No primeiro dia de diálogo, o Coordenador Geral da Fundação Viver Produzir e Preservar, João Batista Uchoa e o representante da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Pará, José Aparecido dos Santos, comemoram a notícia da inclusão da região no programa de eletrificação rural do território do Xingu, no programa especial para àreas isoladas. A reserva extrativista Verde Para Sempre será a primeira a receber 2.500 ligações de energia elétrica, o objetivo é atender no Estado do Pará cerca de 10 mil famílias ainda este ano. O programa continuará na área rural por intermédio do segundo contrato especial que poderá chegar até 9 mil ligações. O que atinge a meta de atender 100% das residências rurais com o programa luz para todos. Atualmente 20 mil famílias já aposentaram as lamparinas e comemoram o aproveitamento de produtos perecíveis que antes se perdiam por falta da energia elétrica no campo.
"Para nós que acompanhamos esta luta de perto é uma vitória saber que o campo recebe investimentos, que o agricultor tem chance de crescer economicamente sem precisar sair da roça", comemorou João Batista.

Fonte: O Xingu 

Nenhum comentário:

Postar um comentário