Brasil Novo Notícias: Em 2016 El Niño deve provocar a maior seca da História em nossa região

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Em 2016 El Niño deve provocar a maior seca da História em nossa região

Capim muito seco é como
pólvora para se incendiar
Foto: Gilberto Leite
A região do Oeste do Pará vem sofrendo fortes consequências com a seca provocada pelo verão de 2015, mas 2016 pode ser ainda pior pois fenômeno climático El Niño deverá se fortalecer antes de do fim do ano e se tornar o mais forte já registrado, disse nesta segunda-feira (16) a OMM (Organização Meteorológica Mundial), ligada à ONU.
Previsão para Nov, Dez e Jan 2016 CPTEC/INPE
No Município de Placas a forte seca vem causando enormes prejuízos na agricultura e pecuária, produtores de gado vem enfrentando muitas dificuldades com falta de agua, seca dos igarapés, morte das pastagens e incêndios. Agricultores e produtores de cacau vem sofrendo com a morte de suas lavouras, a seca vem diminuindo drasticamente a produção de cacau e afeta todas as outras cadeias produtivas.
O Rio Curuauna teve a sua maior diminuição do nível de aguas das ultimas décadas, o que diminuiu a produção de energia elétrica e poderá afetar o fornecimento de eletricidade na cidade de Santarém.
A seca provocada pelo El Niño contribuiu drasticamente para o aumento das queimadas na região norte onde o estado do Pará lidera o Ranking da Região norte com 204238 segundo estatisticas coletadas do INPE nesta terça feira 17 de Novembro de 2015.
Segundo o CPTEC/INPE, a previsão climática indica maior probabilidade dos totais pluviométricos sazonais ocorrerem na categoria abaixo da faixa normal climatológica em grande parte da Região Norte, com distribuição de probabilidade de 20%, 30% e 50% para o extremo norte e de 25%, 35% e 40% na faixa que vai do Amazonas ao Tocantins, respectivamente para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal climatológica. Esta previsão também se aplica ao norte, oeste e centro da Região Nordeste e ao norte dos Estados do Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. A previsão indica maior probabilidade de chuva acima da faixa normal climatológica no centro-sul da Região Sul, com probabilidades de 40%, 35% e 25% para as categorias acima, dentro e abaixo da faixa normal climatológica, respectivamente. Para a região que compreende o centro-sul do Mato Grosso do Sul, sul de São Paulo e grande parte do Paraná, a previsão por consenso indica maior probabilidade das chuvas situarem-se dentro da faixa normal climatológica, a saber: 35%, 40% e 25% para as categorias acima, dentro abaixo da faixa normal climatológica, respectivamente. A análise de campos precursores indica maior probabilidade de que ocorra o início tardio do período chuvoso na grande área central do Brasil. Para este trimestre, a previsão por consenso indica temperaturas variando em torno a acima da faixa normal climatológica em todo o Brasil.
Resumindo, fortes ventos levarão a grande quantidade de umidade da Amazônia para as regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste onde deverá ter aumento significativo na quantidade de chuvas, enquanto as regiões norte e nordeste sofrerão com a diminuição das chuvas e aumento da seca em toda a sua extensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário