Brasil Novo Notícias: Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente é lançada no Pará

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente é lançada no Pará

Incentivar a realização de projetos que possam contribuir para melhorar as condições de vida e saúde no Brasil é um dos principais objetivos da 8ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente que no ano de 2016 homenageia o Ano Internacional da Luz. A competição é promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e do Ministério da Saúde, sendo um projeto educacional, bienal, voltado para alunos e professores da rede publica e privada do Brasil.
As inscrições começaram no dia 19 de outubro e serão encerradas no dia 29 de julho do próximo ano e podem ser realizadas no site www.olimpiada.fiocruz.br ou pela postagem do formulário, devidamente assinado, via Correios ou entregue na sede da Regional Norte a Fiocruz, no seguinte endereço: Rua Teresina, nº 476, Adrianópolis, Manaus – Amazonas.
A Olimpíada busca disseminar conceitos e práticas em Educação Ambiental nas escolas da Educação Básica, valorizar o trabalho do professor que desenvolve atividades criativas e inovadoras na escola, assim como o trabalho pedagógico desenvolvido de forma integrada, incentivando a capacidade de reflexão e criatividade dos alunos e o interesse pela ciência e tecnologia.
Os alunos e professores podem participar em três modalidades: Projetos Audiovisuais , com animação, documentário, ficção, vídeo-arte, programa de entrevistas, spot de propaganda, videoclipe, entre outros; Projeto de Produção de Textos, com textos de no máximo dez páginas; Projetos de Ciências, através de experimentos científicos destinados a verificação de fenômenos naturais ligados aos temas saúde e meio ambiente.
A Olimpíada está organizada em uma coordenação nacional e seis coordenações regionais, sendo a Regional Norte formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, a qual é coordenada pela pesquisadora Rita Bacuri, que esteve nesta semana em Belém juntamente com Aleandra Meireles, assistente de gestão do projeto, para o lançamento das olimpíadas.
“Queremos através do espírito olímpico, de integração, cooperação e solidariedade, instigar a vocação científica e é de fundamental importância para a Amazônia, pois trabalha a interface da saúde e meio ambiente, além de integrar professores alunos e sociedade”, declarou Rita Bacuri.
O professor e o aluno vencedores da etapa regional participação da cerimônia de premiação nacional a ser realizada na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, em data a ser definida no 2º semestre de 2016.
Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário