Brasil Novo Notícias: 446 famílias serão realocadas do Independente 2

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

446 famílias serão realocadas do Independente 2


Representantes da Norte Energia informaram os próximos passos remanejamento das famílias do bairro Independente 2, em Altamira, que residem em imóveis até 100 metros acima do nível do mar. Datas e procedimentos foram informados em reunião realizada no dia 27 de janeiro, no Lions Club, no centro da cidade. Até outubro deste ano, a empresa finalizará as relocações na área, conforme condicionante da Licença de Operação (LO) do empreendimento.

A Norte Energia contabilizou 189 imóveis no Independente 2, com 446 famílias residentes na cota 100, ou seja, na área diretamente afetada pelos reservatórios da Usina Hidrelétrica Belo Monte, empreendimento construído pela empresa no Rio Xingu. As famílias cadastradas terão a situação avaliada para obter tratamento de acordo com os critérios previstos no Projeto Básico Ambiental de Belo Monte.

Na reunião, foi informado aos participantes que as negociações deverão iniciar em março com a intenção de encerrar os trabalhos em abril. Às famílias que optarão por casas nos novos bairros de Altamira, construídos pela Norte Energia, a empresa realizará as relocações prioritariamente para os bairros Jatobá e Laranjeiras. As transferências serão concluídas em outubro próximo, no prazo estipulado pelo Ibama na LO.

Os moradores apresentaram dúvidas sobre a drenagem de águas de chuva no bairro, medição dos níveis do lençol freático, atualização de cadernos de preços de imóveis em Altamira, além de questões sobre o Cadastro Socioeconômico realizado pela Norte Energia, um dos instrumentos que baseia as negociações com as famílias do bairro.

Como ação do PBA de Belo Monte, a Norte Energia já atendeu até o momento, mais de 7 mil famílias em Altamira, que antes moravam em áreas historicamente alagadas pelas cheias do Rio Xingu. Os atendimentos incluem indenizações, cartas de crédito, pagamento de alugueis sociais e casas nos cinco bairros construídos pela empresa na cidade: Jatobá, São Joaquim, Casa Nova, Água Azul e Laranjeiras.


Também participaram do encontro integrantes do Ibama; Casa de Governo em Altamira, representação da Presidência da República no município; e da Defensoria Pública da União (DPU). As informações são da Norte Energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário