Brasil Novo Notícias: PMs são denunciados por crime de corrupção passiva no Xingu.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

PMs são denunciados por crime de corrupção passiva no Xingu.


A Promotoria Militar denunciou à Justiça do Pará sete policiais militares do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM) pela prática de corrupção passiva. Os militares são acusados de envolvimento em operações não autorizadas na “Terra do Meio”, no município de Altamira, no sudoeste paraense, no período de março de 2004 e março de 2005.

Segundo o promotor Armando Brasil, eles teriam recebido dinheiro de uma empresa para impedir o acesso das pessoas a uma área às margens do Rio Xingu, próximo à embocadura do Rio Pardo. Juntos, os acusados teriam recebido em suas contas bancárias quase R$ 150 mil, que só foram identificados após a quebra do sigilo bancário dos envolvidos. Em sua defesa, os policiais militares alegaram em depoimento que estavam cumprindo ordem judicial.

“Mas, na Vara Agrária de Altamira, não há nenhuma decisão judicial concessiva de liminar que comprove a interdição ou reintegração de posse proferida pelo Juízo Agrário tendo por objeto qualquer área localizada na confluência dos rios Pardo e Xingu, e não houve qualquer ordem ou orientação escrita ou verbal por parte do Juízo Agrário, no sentido de que fossem efetuadas buscas ou retiradas de trabalhadores das fazendas localizadas às margens dos rios da região Xingu, Iriri ou Pardo”, destaca Brasil.

Se condenados pela Justiça, os policiais podem ter os bens sequestrados, já que teriam sido obtidos de fontes ilícitas e sofrer ainda outras penalidades, como a expulsão dos quadros da corporação. 

Fonte: G1/PA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário