Brasil Novo Notícias: Paraenses poderão ver Mercúrio nesta segunda-feira

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Paraenses poderão ver Mercúrio nesta segunda-feira



O planeta mais próximo do sol dará o ar da graça nesta segunda-feira (9) nos céus de Belém. Os paraenses poderão ver Mercúrio 'passear' pelo disco do sol.
De acordo com a Universidade Federal do Pará (UFPA), o fenômeno será semelhante a um pontinho que cruza o Sol que só será visto pelos curiosos que olharem para o céu, munidos de instrumentos apropriados.
Para quem deseja apreciar este fenômeno, o Núcleo de Astronomia da Universidade Federal do Pará (Nastro) vai disponibilizar telescópios com filtros especiais posicionados próximo ao Mercado do Ver-o-Peso, em Belém.
Entre as 8h e 16h, integrantes do Nastro irão ajudar a população a dar uma “espiadinha” em Mercúrio.  O horário do evento não é aleatório. “Entre 8h13 e 15h41 o planeta mais interno do Sistema Solar estará alinhado com o Sol e a Terra, em um fenômeno semelhante ao que observamos durante um eclipse solar.
Ainda segundo a UFPA, a diferença é que, apesar de ser maior que a Lua, Mercúrio está mais distante da Terra do que o satélite natural do nosso planeta e, para quem observa da Terra, parece um ponto que traça uma linha imaginária, se locomovendo pelo disco do Sol”, detalha Luís Crispino, pesquisador do Programa de Pós-graduação em Física da UFPA.
NOVA CHANCE
A última vez em que o planeta Mercúrio “deu uma voltinha” sobre o disco do sol, visível da Terra, foi há dez anos e o próximo “passeio” será visto apenas em 11 de novembro de 2019. Depois, somente em 2032. Isso porque o fenômeno acontece cerca de 13 vezes a cada século com intervalos de tempo que podem variar e se espaçar entre as décadas.


MERCÚRIO
Com uma distância média do Sol de cerca de 57 milhões de quilômetros, o “pequeno” Mercúrio demora cerca de 58 dias e 15,5 horas para contornar o Sol e faz isso a uma velocidade média de 47,87 km por segundo e em uma trajetória elíptica.
Ele pode ser visto da Terra muitas vezes, ao amanhecer e entardecer, quando, então, parece uma estrela longínqua. “Vê-lo à luz do dia, com telescópios de pequeno porte, só basicamente quando ele realiza esses trânsitos pelo disco do Sol, por ocasião do alinhamento entre a Terra, Mercúrio e o Sol”, conta o pesquisador do Nastro.
Nastro
O Núcleo de Astronomia da UFPA (Nastro) ajuda a entender o Universo e a divulgar seus mistérios há mais de dez anos. Este projeto de extensão promove observações astronômicas, realizadas dentro e fora da UFPA, oferece aulas, seminários e oficinas, objetivando disseminar conhecimentos sobre o Universo e promover a divulgação e popularização da Astronomia e Astronáutica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário