Brasil Novo Notícias: Cooperativa de Cacau da Transamazônica e Xingu recebe equipamentos

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Cooperativa de Cacau da Transamazônica e Xingu recebe equipamentos

A Cooperativa Central de Produção Orgânica da Transamazônica e Xingu (CEPOTX) recebeu, no dia 31 de maio, equipamentos doados pela Norte Energia, na sede da entidade, em Altamira. Foram entregues termômetros digitais para cocho (caixa de madeira para fermentação da polpa do cacau), medidor de umidade de PH portátil, esteira carregadora de caminhão e computadores com impressora.
No total, 152 famílias cooperadas serão beneficiadas. Os equipamentos e instrumentos vão garantir melhoria na qualidade das amêndoas a serem comercializadas, além do aumento de eficiência no processo de carregamento e aprimoramento da emissão de documentos e comunicação digital. Os equipamentos entregues são resultado do apoio solicitado pela CEPOTX para o fortalecimento da comercialização do cacau orgânico na região.
Com a produção de cacau orgânico por essas famílias, as amêndoas são livres de agrotóxicos e têm qualidade destacada como uma das melhores do mundo. A região do Xingu já é o melhor exemplo nacional de organização de agricultores familiares no cultivo de cacau orgânico. Na produção de todos os tipos de cacau, orgânico e tradicional, a região é a segunda produtora do Brasil.

A Cooperativa Central reúne seis cooperativas e juntas têm uma produção de 900 toneladas por ano. A produção de cacau orgânico na região do Xingu está concentrada em Altamira, Uruará, Brasil Novo, Vitória do Xingu, Anapu e Pacajá. São 95 propriedades devidamente certificadas para comercializar o cacau orgânico.
O cacau orgânico é uma das culturas que podem conviver de forma harmoniosa e sustentável com a floresta na Amazônia, e por isso, é vista como a atividade mais promissora para a região.
A criação da Cooperativa Central
A Norte Energia investiu na constituição e formalização da Cooperativa Central de Produção Orgânica, para reunir as cooperativas que trabalham com o cacau nesse processo na região do Xingu e Transamazônica. Após reuniões com membros das cooperativas, foi elaborada uma proposta com o objetivo de implantação e apoio à consolidação institucional de uma entidade central, que congregasse formalmente as cooperativas de produção orgânica, que já trabalhavam de forma coletiva.
A formalização ocorreu em 16 de setembro de 2014 e contou com a participação de cooperados/delegados, além da Comissão de Criação e representantes da Norte Energia, WorleyParsons, Universidade Federal do Pará (UFPA), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Brasil Novo.

Informações Norte Energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário