Brasil Novo Notícias: Hospital Regional da Transamazônica recebe certificado como ONA 3

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Hospital Regional da Transamazônica recebe certificado como ONA 3

A entrega da certificação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) como ONA 3 – Acreditado com Excelência, ao Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, sudoeste do Pará, ocorreu na última terça-feira (7), em cerimônia na própria unidade de saúde, prestigiada por autoridades estaduais e nacionais. A ONA 3 reconhece a melhoria frequente da gestão, destacando a segurança do paciente e a alta resolutividade. O título, considerado o maior da área da saúde do Brasil, consolida e reconhece oficialmente a qualidade dos serviços prestados à população do interior do Pará. No evento, funcionários que se destacaram pelo trabalho na unidade também foram reconhecidos pela diretoria da instituição.
O certificado foi entregue pelo analista de qualidade da ONA e um de seus fundadores, o médico Péricles da Cruz. “A história da ONA começou em 1999. A ideia era fazer com que houvesse um padrão comum a todo serviço brasileiro de saúde. Com os padrões definidos por um manual, todas as unidades podem ser avaliadas da mesma forma, sempre com foco na segurança do paciente e na qualidade do atendimento. Isso permite que os hospitais possam alcançar evolução. Foi o que aconteceu com o Hospital da Transamazônica, que em 2010 alcançou o nível 1, em 2012, nível 2 e, recentemente, o nível 3”, explicou.
O secretário de Estado de Saúde Pública, Vitor Mateus, disse que o momento é histórico. “Temos um hospital ONA 3 fora da capital. Está na Transamazônica. Poucas pessoas apostavam no modelo da terceirização para um hospital 100% público. Hoje está comprovado que o modelo deu certo. Há o reconhecimento de uma instituição séria como a ONA e, principalmente, da população”, afirmou.
O diretor de Operações da Pró-Saúde, Jocelmo Pablo Mews, ressaltou que o hospital é feito por uma equipe que trabalha em prol da qualidade, segurança e humanização. “São pouquíssimos hospitais no Brasil com esta certificação, somente dez unidades de saúde públicas, e uma delas é o Hospital da Transamazônica. Prezamos por um trabalho de qualidade, e isso tem se transformado em resultados”, considerou.

O diretor Geral do Hospital Regional Público da Transamazônica, Edson Primo, falou sobre a importância da certificação para um hospital referência e com serviços únicos na região. “O ano de 2016 é o coroamento de um processo prazeroso, de atender o paciente com o máximo de segurança possível. Este processo faz com que o hospital seja seguro em todos os aspectos. Preparamos o hospital com todos os níveis de segurança em uma gestão única, sólida e consolidada”, disse.
Resultados – A unidade de saúde atende alta e média complexidades e oferta tratamentos especializados, como Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal, UTI Infantil, serviço único de hemodiálise na região e cirurgias de complexidade. Em 2015, mais de 300 mil atendimentos foram feitos, crescimento de 9% em relação a 2014. “Somando os atendimentos nestes dez anos de hospital, já atendemos a população de toda a região de quatro a cinco vezes. Nossa taxa de resolutividade é alta, assim como a pesquisa diária com todos os pacientes que nos trazem um índice de 99% de satisfação por parte do usuário”, ressaltou Edson Primo.
Uma das pacientes atendidas na unidade é Geizilane Machado, que foi vítima de acidente de moto. “O atendimento é excelente e todos os profissionais são atenciosos. Percebo a dedicação em dar o medicamento na hora certa. Este título nacional é merecido”, disse. A funcionária Vera Lúcia estava emocionada. “É gratificante. Estou no HRPT desde o início, há quase dez anos, e sempre buscamos melhorias. Aqui aprendo diariamente, inclusive, com os usuários”. A técnica de enfermagem Alice do Socorro também falou sobre a gestão do hospital. “Vejo esse certificado reverenciando o hospital como uma escola para os colaboradores. Aqui, você trabalha de forma correta”.
O Hospital Regional Público da Transamazônica é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Pública e gratuita, a unidade é referência para 500 mil habitantes que fazem parte dos nove municípios da Região Integração do Xingu (Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará, Vitória do Xingu).


Por: Renata Pantoja

Nenhum comentário:

Postar um comentário