Brasil Novo Notícias: Mais de 3 mil disputam vagas em vestibular da UFPA em Altamira

terça-feira, 7 de junho de 2016

Mais de 3 mil disputam vagas em vestibular da UFPA em Altamira

Mais de três mil candidatos disputam na manhã deste domingo (5), em Altamira, no sudoeste paraense, as 60 vagas ofertadas no vestibular especial para medicina oferecido pela Universidade Federal do Pará (UFPA).
O certame será efetuado em três fases: a prova deste domingo traz 45 questões, sendo nove de cada uma das disciplinas língua portuguesa, matemática, história, geografia e literatura. A segunda etapa está marcada para o dia 3 de julho e terá 45 questões das disciplinas de áreas específicas ligadas à medicina. São, portanto, 15 questões de biologia, 15 de física e 15 de química. Já a terceira e última etapa envolve uma prova de redação, marcada para o dia 31 de julho. Todas as etapas serão eliminatórias e classificatórias.
Segundo a UFPA, mais de 25% dos inscritos são de Altamira. Ao todo, são 2.606 paraenses inscritos e, destes, 848 são moradores de Altamira (somam 25,26% do total de inscritos) e 553 estudantes de polos regionais, como Santarém, Marabá, Cametá, Castanhal, Abaetetuba,Parauapebas e Tucuruí, que juntos representam 16,47% dos participantes.
Entre os candidatos, há, ainda, 750 que são oriundos de outros estados. O destaque está em quem vem do Maranhão (207), Tocantins (149), Amapá (79) e Goiás (54), que, juntos, somam 489 participantes. Nas cidades de fora o Pará a maioria dos estudantes que deseja cursar medicina em Altamira vem de Imperatriz (93) ou São Luís (59), no Maranhão; Araguaína (84), no Tocantins; e Macapá (67), no Amapá.
Semestre letivo
As aulas para os futuros calouros de Medicina devem começar no segundo semestre letivo da UFPA, que, este ano, se inicia no mês de outubro, por causa do calendário de reposição de aulas necessário pela greve de professores e técnicos da Universidade, em 2015.

O novo curso de medicina em Altamira surgiu de iniciativas do campus daquele município frente ao interesse do Ministério da Educação (MEC) em ampliar a oferta de vagas na área de medicina e ampliar a residência médica em várias regiões do país, por meio do Programa Mais Médicos, do governo federal, e ainda da alta demanda que a região apresentava para a implantação do curso de graduação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário