Brasil Novo Notícias: NORTE ENERGIA DESMENTE BOATOS SOBRE BELO MONTE

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

NORTE ENERGIA DESMENTE BOATOS SOBRE BELO MONTE

Para desmentir boatos e informações incorretas sobre a construção e geração de energia na Usina Hidrelétrica Belo Monte, a Norte Energia informa que não há nenhum tipo de problema técnico de construção, de montagem eletromecânica ou de qualquer natureza nas obras do empreendimento. Esclarece, também, que todas as obras do complexo hidrelétrico seguem as mais rigorosas normas técnicas da engenharia mundial, da Associação Brasileira das Normas Técnicas (ABNT) e, depois de mais de 30 anos de estudos, foram provadas por corpo técnico de alto gabarito e executadas de acordo com o projeto homologado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). As informações são da Norte Energia.
A empresa informa ainda que não há intenção de contratar trabalhadores para as obras de Belo Monte. Atualmente, os trabalhos de obras civis estão caminhando para o final e a montagem eletromecânica das 24 turbinas já está com número adequado de funcionários para execução do trabalho.
Atualmente, as contratações são pontuais e atendem exclusivamente aos trabalhos de montagem eletromecânica, com capacitações e qualificações específicas, cuja necessidade de funcionários é muito menor do que no período de execução das obras civis, que exigiam movimentação de solo e rochas, construção das estruturas de concreto, cimento e aço da hidrelétrica.
É importante destacar que Belo Monte está sendo construída em um modelo sustentável, que reduziu em quase 60% a área de reservatórios em relação ao projeto original.  A Usina de Belo Monte é uma Usina a “fio d’água”, portanto, não dispõe de área para acumulação de água, ou seja, o reservatório é o próprio Rio Xingu. O que significa a decisão técnica por não manter um estoque de água, que poderia ser acumulado no período de cheias e utilizado no período de seca.

Portanto, a usina de Belo Monte conta apenas com o leito do Rio Xingu como reservatório principal e depende essencialmente do regime de chuvas para gerar energia. Como qualquer hidrelétrica construída no modelo a “fio d’água”, Belo Monte gerará mais energia em períodos de cheias, e menos geração hidrelétrica em épocas de seca, quando naturalmente o rio fica com menor vazão, como nesse período de verão agora.
Em relação à geração de energia, o funcionamento das turbinas das duas turbinas da Casa de Força Principal, no Sítio Belo Monte, e as três da Casa de Força Complementar, no Sítio Pimental, está condicionado ao escoamento mínimo de água do Rio Xingu em direção à Volta Grande do Xingu, determinado em estudo histórico sobre as cheias e secas na região nos últimos 50 anos. Qualquer variação na produção de energia do empreendimento, comprovadamente vinculada à vazão do rio, está prevista nas condicionantes ambientais, resolução da ANA e contrato de concessão com a Aneel.
A Norte Energia informa, ainda, que as obras civis de Belo Monte estão concluídas em mais de 95% do empreendimento e cinco, das suas 24 turbinas, já geram energia comercialmente, autorizadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As demais estão em processo de montagem e instalação, rigorosamente dentro do cronograma previsto no contrato de concessão. Diante desses avanços, a hidrelétrica já contribui com aproximadamente 1.338,6 MW ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Qualquer informação técnica, ou leiga, que pretenda induzir à possíveis problemas na obra de Belo Monte, provocar pânico na população local ou atração de trabalhadores para a região do Xingu é irresponsável e de má-fé. A empresa tomará medidas judiciais cabíveis contra mentiras e ilações que pretendam ou possam gerar prejuízos ao empreendimento, além de desinformar e confundir a sociedade sobre a construção em andamento no Rio Xingu.

Norte Energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário