Brasil Novo Notícias: MATADOURO INTERDITADO DEIXA POPULAÇÃO SEM CARNE BOVINA EM PORTO DE MOZ

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

MATADOURO INTERDITADO DEIXA POPULAÇÃO SEM CARNE BOVINA EM PORTO DE MOZ

Uma ação de fiscalização realizada pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) em parceria com uma equipe da Polícia Civil resultou no fechamento do matadouro municipal de Porto de Moz, no sudoeste paraense.
A interdição ocorreu há duas semanas e a população já sofre com a escassez de carne bovina na cidade. “Algumas pessoas estão comprando em Almeirim e Porto de Moz, pois os açougues estão vazios”, contou um morador.
Durante a vistoria no matadouro da prefeitura, verificou-se que o local apresentava péssimas condições de higiene, ausência de registro nos órgãos de fiscalização, além de causar danos ambientais, já que todos os dejetos eram despejados no meio ambiente sem nenhum tratamento. Segundo o MP, as vísceras dos animais também eram tratadas no rio, com uso de cal. O local foi construído sem obedecer qualquer legislação sanitária, ambiental e os equipamentos e utensílios usados são inadequados para o abate de animais.
“Os animais mortos e as carcaças condenadas são despejados no meio ambiente sem tratamento prévio. Todas as partes condenadas pela inspeção sanitária são consideradas de alto risco e devem ser processadas em graxarias inspecionadas e autorizadas, para garantia dos processos que levam à esterilização destes materiais”, explicou a promotora Juliana Félix, que disse ainda que a carne oriunda do abate é nociva à saúde do consumidor.
Fonte: O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário