Início de ano e com ele aquelas despesas extras como impostos, matrículas escolares e uniformes. E a primeira cota do IPVA vence já neste mês de janeiro em muitos estados. A notícia é que o tributo deve ficar mais caro este ano, já que é calculado sobre o valor de mercado dos automóveis, representando, em média, 3% do preço.
O IPVA pode ser pago com a chamada cota única, à vista, garantindo ao proprietário um desconto que varia de acordo com o estado. Outra forma de fazer o pagamento é dividindo o valor. A quantidade de parcelas também é determinada por unidade da federação.
Gelton Coelho, economista, explica que cada família precisa avaliar, de acordo com sua realidade, a melhor maneira de fazer o pagamento.
Vale lembrar que estão isentos do pagamento do IPVA, aqueles que possuem veículos com mais de 15 anos de fabricação, veículos terrestres com motor de potência inferior a 50 cilindradas e embarcações com motor de potência inferior a 25 HP. Também estão na faixa de isenção, máquinas agrícolas e táxis de motoristas profissionais autônomos, além de proprietários com deficiência comprovada.
Por: Beatriz Albuquerque – Radio Nacional/Brasília
Fonte: Radioagência Nacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário