Brasil Novo Notícias: APÓS SEIS DIAS DE BLOQUEIO, ACORDO ENTRE INDÍGENAS E PREFEITURA LIBERA TRÁFEGO NA BR-422

sexta-feira, 26 de junho de 2026

APÓS SEIS DIAS DE BLOQUEIO, ACORDO ENTRE INDÍGENAS E PREFEITURA LIBERA TRÁFEGO NA BR-422

Após seis dias de interdição na Rodovia Transcametá (BR-422), o tráfego de veículos foi normalizado depois de uma negociação conduzida pelo prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira, com lideranças indígenas do povo Assurini.

A rodovia havia sido bloqueada por indígenas da comunidade Assurini e da Aldeia Trocará, que reivindicavam apoio para o transporte de representantes até o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, além de melhorias nos acessos às aldeias.

Na tentativa de solucionar o impasse, o prefeito foi pessoalmente ao local para dialogar com as lideranças. A negociação teve momentos de tensão logo no início, quando o cacique responsável pelo movimento demonstrou resistência em autorizar a liberação da rodovia.

Durante a conversa, Alexandre Siqueira afirmou que, caso o bloqueio fosse mantido, a Prefeitura poderia suspender alguns benefícios que, segundo ele, vinham sendo oferecidos à comunidade indígena.

Apesar do clima tenso, as negociações avançaram e resultaram em um acordo. Ficou definido que a Prefeitura de Tucuruí oferecerá apoio logístico para que as lideranças indígenas possam se deslocar até o DNIT, onde deverão apresentar suas reivindicações e buscar soluções para as demandas relacionadas à infraestrutura de acesso às aldeias.

Com o entendimento entre as partes, o bloqueio foi encerrado e o trânsito na BR-422 voltou à normalidade.

A expectativa é de que a reunião com o DNIT contribua para o avanço das negociações e para a adoção de medidas que atendam às reivindicações das comunidades indígenas. Até a publicação desta matéria, não havia informações sobre novos bloqueios na rodovia, enquanto as lideranças aguardam os desdobramentos das tratativas junto aos órgãos competentes.

Foto: Eguadoportal

Nenhum comentário:

Postar um comentário