DESENVOLVIMENTO
DA UFRJ-VACFOI ANUNCIADA DURANTE O FESTIVAL DO CONHECIMENTO
Mais uma vacina contra a covid-19 em desenvolvimento no Brasil deve começar a ser testada em humanos ainda este ano.
É a UFRJ-Vac, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Segundo a pesquisadora Leda Castilho, coordenadora das pesquisas do imunizante, os estudos estão atualmente em fase pré-clínica, quando a testagem ainda está restrita a animais.
A tecnologia usada no desenvolvimento do imunizante da UFRJ é a da proteína recombinante, que consiste na cópia da proteína que recobre a superfície do vírus.
Essa técnica é a mesma presente em outras vacinas seguras e eficazes usadas há muitos anos na população, como as da hepatite B e a do HPV. No caso do coronavírus, é utilizada a proteína Spike.
Segundo Leda Castilho, essa tecnologia é facilmente aplicável a outras variantes do coronavírus e o novo imunizante em desenvolvimento vai atender às variantes de maior preocupação.
O anúncio dos avanços no desenvolvimento da UFRJ-Vac aconteceu essa semana durante o Festival do Conhecimento. A segunda edição do evento promovido pela Universidade fluminense vai até sexta-feira e debate com mais de 50 nomes de destaque os futuros possíveis para o país em várias áreas do conhecimento.
*Com produção de Cesar Faccioli
Por: Fabiana Sampaio – Repórter da Rádio Nacional/Rio de Janeiro
Fonte: Radioagência Nacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário