Brasil Novo Notícias: INDÍGENAS INVADEM EMPRESA E CAUSAM TERROR NO NORDESTE DO PARÁ

quinta-feira, 21 de abril de 2022

INDÍGENAS INVADEM EMPRESA E CAUSAM TERROR NO NORDESTE DO PARÁ

Vídeos foram compartilhados nas redes sociais na manhã desta quinta-feira (21) mostrando indígenas invadindo um polo da empresa de monocultivo de palma Brasil BioFuels (BBF) no município de Acará, região nordeste do Pará. As informações são do Roma News.

As imagens mostram barulhos de disparos de arma de fogo sendo efetuados e uma mulher pedindo ajuda para pessoas próximas. Além disso, ônibus e equipamentos foram incendiados

A BBF conta com quatro polos de produção de palma no estado, sendo na área do vale do Acará e do baixo Tocantins. São cerca de 56 mil hectares de plantação e outros 6,8 mil hectares de projetos de agricultura familiar.

A empresa informou que nesta madrugada sete caminhões com carga de dendê foram furtados da fazenda EIKAWA que pertence a BBf, em Tomé Açu. Um boletim de ocorrência está sendo registrado na delegacia do município por representantes da empresa. A BBF também prestou queixa em outra delegacia, no Acará. Pela manhã, a sede da BBF foi invadida por 50 pessoas encapuzadas que intimidaram funcionários atirando para todos os lados e causando pânico entre os colaboradores. Os invasores incendiaram 3 ônibus, vários carros, destruíram tratores, maquinários e depredaram o imóvel da empresa. Todos os bens que não destruíram foram roubados. Os criminosos levaram vários tratores, computadores e outros materiais da sede e dos alojamentos.

“Os invasores, que se identificam como indígenas, são liderados por Paratê Tembé, Lúcio Tembé e Raimundo Silva e Silva, eles ocupam neste momento a Sede do polo industrial da empresa e a fazenda EIKAWA . A BBF aguarda a intervenção das autoridades de segurança, que já foram solicitas desde às 8 horas da manhã, para a desocupação da propriedade e manutenção da segurança dos colaboradores”, finalizou o comunicado.

Até o momento, não há registro de mortes.


A reportagem solicitou informações para a Polícia Militar e aguarda um posicionamento.


Com informações do Portal Debate Carajás

Nenhum comentário:

Postar um comentário