Brasil Novo Notícias: Equatorial Pará e Climatempo fecham parceria para acompanhamento das condições meteorológicas no estado

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Equatorial Pará e Climatempo fecham parceria para acompanhamento das condições meteorológicas no estado

O inverno chegou, e com ele um longo período de chuvas intensas na região. Essa época do ano, as cidades em todo o estado precisam redobrar a atenção com a segurança da rede elétrica, por conta do fenômeno conhecido como “Inverno Amazônico”. 
De acordo com a meteorologia, em 2025, janeiro apresentou um volume de 331.5mm, muito acima da média para o mês, que é de 281.0mm. Além do volume inesperado, a região ainda vai enfrentar um outro fenômeno, que deve aumentar o número de temporais, o efeito La Niña, o que reforça a necessidade de atenção com a segurança e com o fornecimento de energia.  
Atenta aos efeitos climáticos, a Equatorial Pará assinou um convênio com o Climatempo, que permite à distribuidora receber previsões meteorológicas para garantir uma resposta rápida em casos de chuvas intensas. 
De acordo com Leonardo Mata, Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Pará, com essa parceria é possível se antecipar e agir de forma mais eficaz em situações de contingência. “Fazemos o acompanhamento das informações meteorológicas em todo o estado. Para situações que indicam maior risco de chuvas, aumentamos nosso efetivo em campo e também de controladores para receber as ocorrências dos clientes”, afirma. 
Leonardo destaca que entre as ações de trabalho preventivo, as redes de distribuição da Equatorial passam por constantes melhorias, como por exemplo, a troca das fiações tradicionais por cabos spacer que são mais compactos e tecnológicos o que torna a rede menos afetada por agentes externos. “Com essas melhorias, há a redução dos riscos de desligamentos mesmo em condições climáticas desfavoráveis”, reforça.

Segurança

Durante esse período de chuvas intensas é mais recorrente os casos de quedas de árvores, que, também, podem afetar a rede de energia. Nessas situações é importante não chegar perto de fios caídos ou partidos e acionar imediatamente a empresa por meio dos canais de atendimento como o 0800 091 0196 ou a atendente virtual Clara, no WhatsApp, pelo (91) 3217-8200.
Atenção às dicas de segurança:
- Fique longe das janelas para evitar riscos com vidros quebrados ou objetos que possam ser lançados pela ventania;
- Se estiver dirigindo, permaneça no carro, com portas e vidros fechados, pois o veículo oferece proteção contra os raios;
- Caso esteja na rua evite tocar em itens de metal ou elétricos, pois podem conduzir eletricidade;
- Afaste-se de árvores e terrenos abertos para minimizar o risco de ser atingido por um raio.

Fonte: Equatorial Pará 

Nenhum comentário:

Postar um comentário