Brasil Novo Notícias: PARÁ: VENDAS NO VAREJO SOBEM 7,1% EM ABRIL, MAIOR ALTA PARA O MÊS DESDE 2000

terça-feira, 8 de junho de 2021

PARÁ: VENDAS NO VAREJO SOBEM 7,1% EM ABRIL, MAIOR ALTA PARA O MÊS DESDE 2000

Foto: Divugação
Após quatro meses de quedas consecutivas, as vendas no comércio varejista do Pará subiram 7,1% na passagem de março para abril. Entre as 27 unidades da federação, o Pará teve o 9º melhor resultado. Isso ocorreu em função do fim do lockdown de duas semanas, decretado em março pelo governo estadual. O aumento de abril superou a queda (-5,2%) observada na passagem de fevereiro para março. “O que observamos é que está aumentando a volatilidade mês a mês. Se olharmos os últimos índices, veremos que o comércio está tendo movimentos de mais ganhos e mais perdas. Um mês acaba rebatendo o outro, porque em um mês teve uma receita maior e no outro teve uma receita menor. Há também algumas antecipações de promoções em alguns setores”, analisa o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.

No ano, o setor acumula alta de 14,6%. Nos últimos 12 meses a variação acumulada é de 14,1%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (8) pelo IBGE.

A alta no volume de vendas observada em abril (7,1%) foi a maior para o mês em toda a série histórica da pesquisa, iniciada no ano 2000. Na comparação com o mesmo mês de 2020, a alta foi de 40,4%. “Em abril de 2020, pico da pandemia, foi o maior tombo do índice na série histórica da PMC (-18,8). Então quando olhamos para essas grandes variações, precisamos lembrar que muitas dessas lojas declararam uma perda muito grande de receita. Por exemplo, se uma loja tinha um faturamento de R$ 100 mil e em abril ela só vendeu 10%, depois, se ela crescer 100%, ela passa de R$10 mil para R$20 mil. Ou seja, o patamar ainda está muito baixo em relação ao cenário que se tinha antes da pandemia”, explica Cristiano.

Comércio varejista ampliado teve alta de 11,1% em abril

As vendas no comércio varejista ampliado - que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção – subiram 11,1% em abril, após caírem 6,7% em março. O resultado foi o maior para um mês de abril em toda a série histórica da pesquisa, alavancado em parte pelo retorno do auxílio emergencial. No indicador que confronta o resultado do mês com igual mês do ano anterior, o crescimento também foi o mais alto já registrado (53,2%). O aumento recorde é explicado pela base de comparação baixa.

A PMC

O objetivo da Pesquisa Mensal do Comércio é produzir indicadores que permitam acompanhar a evolução conjuntural do comércio varejista e do comércio varejista ampliado, divulgados na forma de série mensal de indicadores, em nível Brasil, por segmentos e por Unidade da Federação.

Sendo que a variável investigada é a receita bruta de revenda, definida como receita bruta mensal proveniente da revenda de mercadorias, que deflacionada por índices específicos de preços (IPCA), utilizados como deflatores, estima-se um índice de volume de vendas.

Fonte: IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário