Escavadeira hidráulica e três motores estacionários foram inutilizados
Uma fiscalização ambiental da Polícia Federal e do Ibama flagrou uma extensa região de garimpo ilegal no município de Altamira (PA), em área da União, na segunda-feira (19/09). Uma área supostamente utilizada como garimpo ilegal existente dentro da Unidade de Conservação de Desenvolvimento Sustentável Riozinho do Anfrísio. O local foi encontrado durante a Operação Guardiões do Bioma. A ação contou com a participação de seis agentes do Ibama e da PF e o apoio de dois helicópteros.
Conforme apurou a PF, a extração de ouro era feita em 67 hectares da Unidade de Conservação, que pertence a União. Imagens de satélites constataram o aumento da atividade garimpeira. Equipes da polícia e do Ibama realizaram incursões no local e inutilizaram uma escavadeira hidráulica e três motores estacionários, para que não pudessem ser reutilizados na prática do crime ambiental. Além disso, um tapete de garimpo foi apreendido para perícia.
A Unidade de Conservação Riozinho do Anfrísio fica localizada na terra do meio e integra um importante mosaico na proteção ambiental da Amazônia, segundo detalhou a PF.
Os envolvidos podem responder criminalmente por garimpo ilegal, por executar pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem a competente autorização, permissão, concessão ou licença, ou em desacordo com a obtida, com pena de detenção, de seis meses a um ano, e multa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário