Brasil Novo Notícias: PF RETIRA 53 GARIMPEIROS DE TERRA INDÍGENA EM ALTAMIRA

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

PF RETIRA 53 GARIMPEIROS DE TERRA INDÍGENA EM ALTAMIRA

Ação conjunta contou com agentes da Força Nacional, Ibama, Funai, Força Aérea Brasileira e Ministério Público Federal, todos integrantes da Operação "Guardiões do Bioma"

Toda a ação aconteceu nos dias 27 e 28 e foi preciso apoio da Força Aérea Brasileira. Segundo a Polícia Federal, os 53 garimpeiros estavam dentro do território indígena há pelo menos sete dias e não tiveram tempo de iniciar a extração ilegal de ouro.

O grupo composto em sua maioria por homens, foram retirados da área em grupos. No sábado 18 seguiram viagem até Altamira, e no domingo o grupo restante, 35, foram retirados da área. A ação conjunta contou com agentes da Polícia Federal, Força Nacional, Ibama, Funai, Força Aérea Brasileira e Ministério Público Federal, todos integrantes da Operação "Guardiões do Bioma".

Considerado invasor, o grupo foi encaminhado a delegacia da Polícia Federal, em Altamira, para ser ouvido. De acordo com a PF um inquérito foi instaurado e a polícia apura as circunstâncias que os levou até a Terra Indígena. Em maio desse ano a PF já havia resgatado 9 garimpeiros que foram feitos reféns por indígenas Kayapós contrários a exploração de ouro em suas terras.

Localizada no território de Altamira, a Terra Indígena Baú foi passada aos Kayapós em 1991, mas só chegou a ser homologada em 2008. Alvo de ocupações, a área abriga os indígenas Kayapós Mekrãgnoti, entre os rios Xingu e Tapajós, chegando a fronteira do município de Novo Progresso, sudoeste paraense. Alvo de invasões desde o início das negociações da sua homologação, a área foi reduzida em 2003 após os indígenas concordarem em liberar cerca de 3 mil km² em troca da promessa do fim das invasões por grileiros e garimpeiros. Apesar da tentativa de pacificação, as ocupações continuaram, e hoje são alvos de investigação e operações policiais.

FONTE: Confirmanotícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário