As datas foram publicadas hoje no Diário Oficial Da União.
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil |
Já o Revalida, aquele exame que confirma o diploma de quem estudou medicina fora do Brasil, terá duas etapas. A primeira vai ser no dia 6 de março; e a segunda etapa nos dias 25 e 26 de junho. Já a 2ª edição do Revalida neste ano deve acontecer em agosto e dezembro.
O Encceja, que é o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos, está marcado para o dia 28 de agosto. Este exame é para as pessoas que não concluíram os estudos na idade mais adequada. Podem se inscrever também pessoas que estejam cumprindo pena e adolescentes sob medidas socioeducativas e em privação de liberdade.
Nos dias 11 de abril e 31 de maio acontecem as provas do Pisa – o Programa Internacional de Avaliação de Alunos – que acontece a cada dois anos, desde 2000, e serve para avaliar como está o desempenho dos estudantes de um país em comparação com outros.
Também em maio deve acontecer a avaliação do Celpe-Bras, que avalia o conhecimento de língua portuguesa para os estrangeiros que vivem no Brasil.
No dia 27 de novembro acontece o Enade, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
As datas dessas provas e exames nacionais são de responsabilidade do Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. De acordo com o Inep, essas datas podem ser alteradas, dependendo da necessidade de ajuste das etapas necessárias para a realização dos exames. Quem tiver dúvidas ou quiser mais detalhes sobre o exame que pretende fazer, deve entrar na página do Inep.
Por: Leandro Martinz – Radio nacional/Brasília
Fonte: Radioagência Nacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário