Cento e cinco agricultores do assentamento federal Flores, na região do Capemba, em Brasil Novo, na Transamazônica, receberam, na sexta-feira (10), os Cadastros Ambientais Rurais (CARs) de suas propriedades.
Os documentos foram elaborados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), com autorização do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e dentro de um convênio com o Ministério do Meio Ambiente (MMA).
A partir dos Cars, as famílias, moradoras da comunidade Pé de Galinha e da zona Do Cruzado, passam a ter acesso facilitado às políticas públicas do setor, como crédito e mercado da merenda escolar. “No começo do ano que vem, já pretendemos encaminhar projetos de crédito rural do Pronaf [Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar] e executar ações de recuperação de APPs (Áreas de Preservação Permanente)”, diz o supervisor regional da Emater em Altamira, o veterinário Almir Segundo.
Outros 35 CARs no Flores devem ser entregues pela Emater até dezembro, alcançando a totalidade de agricultores familiares no assentamento.
Fonte: O Xingu
Nenhum comentário:
Postar um comentário