Brasil Novo Notícias: Belo Monte chega 100 metros acima do nível do mar

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Belo Monte chega 100 metros acima do nível do mar


Estruturas da Usina Hidrelétrica Belo Monte já alcançam 100 metros acima do nível do mar. Em setembro, a Norte Energia, empresa responsável pela construção e operação do empreendimento no rio Xingu (PA), concluiu o aterro da barragem de fechamento da margem esquerda do reservatório intermediário e estabeleceu o acesso ao topo da Unidade Geradora número 1 da Casa de Força do Sítio Belo Monte, onde, no final de agosto, frentes de trabalho já haviam chegado à Cota 100. “Concluímos mais um marco importante desta obra fundamental para o desenvolvimento do Brasil”, comemora Antônio Kelson Elias Filho, diretor de Construção da Norte Energia.

Kelson destaca que, agora, equipamentos e veículos têm acesso direto ao bloco 1 da Tomada d’ Água da Casa de Força Principal da Usina (11 mil MW de potência instalada). Isto vai permitir o início da montagem das 18 comportas e dos demais equipamentos eletromecânicos do Sítio Belo Monte, como o Pórtico Rolante, equipamento essencial para a montagem e manutenção das comportas e grades de proteção da Tomada d’ Água.

A Cota 100 significa o topo da estrutura do Sítio Belo Monte. Esta será a altura final de todas as estruturas do empreendimento relacionadas com os reservatórios principal (no Rio Xingu) e intermediário, como barragens, diques, canal de derivação, tomada d’água e vertedouro. A Norte Energia segue recomendação do Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB) e da Eletrobrás de que a altura das estruturas e das barragens (Belo Monte e Pimental) deve ser de no mínimo três metros superior ao do nível de água dos reservatórios. Na UHE Belo Monte, o nível de água dos reservatórios é de 97 metros.

Norte Energia SA

Nenhum comentário:

Postar um comentário