Sessenta e três famílias que trabalham com pesca artesanal no município de Senador José Porfírio, na Região do Xingu, deverão ser contempladas ainda neste semestre com recursos superiores a R$ 157.500,00, oriundos do Programa Nacional de Fortalecimento à Agricultura Familiar (Pronaf), linha B, para o fortalecimento da principal atividade econômica local.
Os projetos para viabilização do crédito rural já foram encaminhados pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), ao Banco da Amazônia. De acordo com o engenheiro florestal da Emater, Fabrício Marinho Novaes dos Reis, os recursos – R$ 2.500,00 para cada projeto - se destinam à aquisição de equipamentos de pesca, como redes e anzóis, e também à reforma de barcos. “As famílias beneficiárias irão melhorar as condições de trabalho, resultando em um aumento de pelo menos 20% na produção”, disse ele.
As famílias pertencem à Colônia Z-70, e além da elaboração de projetos de financiamento também contam com o apoio da Emater para emissão de Cadastro Ambiental Rural (CAR) e orientações referentes à pesca sustentável. As espécies mais comuns na região são tucunaré, tambaqui, piau e caratinga, comercializadas no mercado de Senador José Porfírio e também em Vitória do Xingu, município da mesma região.
Fonte: O Xingu
Nenhum comentário:
Postar um comentário