Brasil Novo Notícias: POLÍCIA FEDERAL RETIRA MADEIREIROS, PECUARISTAS E GRILEIROS DE TERRA INDÍGENA NO PARÁ

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

POLÍCIA FEDERAL RETIRA MADEIREIROS, PECUARISTAS E GRILEIROS DE TERRA INDÍGENA NO PARÁ

Reprodução/Ascom PF

A Polícia Federal retirou madeireiros, pecuaristas e grileiros que ocupavam a Terra Indígena Trincheira Bacajá, no sudoeste paraense. Com apoio do IBAMA, FUNAI, Força Nacional, ICMBio e ADEPARÁ, operação de desintrusão ocorreu no sul da Terra Indígena, na região do município de São Felix do Xingu. A operação foi realizada no último dia 24 de julho e só foi divulgada pela PF na manhã desta quinta-feira, 11.

Agora, a Polícia Federal e a Adepará buscam o gado deixado por pecuaristas no território. Na primeira fase da Operação, os acessos à Terra Indígena foram fechados, e os ocupantes que insistiam em permanecer em seu interior foram identificados e retirados da área. Bens e construções deixados foram destruídos ou desmobilizados.

Reprodução/Ascom PF

Na segunda fase, iniciada dia 8/8, a Polícia Federal e a Adepará passaram a localizar e retirar bois e vacas da Terra Indígena. Esta etapa deve demorar dias, uma vez que os animais estão espalhados pelo terreno.

Porém, em poucos meses, os invasores reconstruíram as pontes e reocuparam as áreas, provocando desmatamentos e formando pastos para criação de gado. Por conta disso, a Força Nacional permanecerá ocupando e fiscalizando os ramais de acesso, a fim de evitar novas invasões.

Com informações da ASCOM/PF 

Nenhum comentário:

Postar um comentário