Brasil Novo Notícias: VITÓRIA DO XINGU E PACAJÁ ENTRE AS 4 PIORES CIDADES DO BRASIL EM QUALIDADE DE VIDA

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

VITÓRIA DO XINGU E PACAJÁ ENTRE AS 4 PIORES CIDADES DO BRASIL EM QUALIDADE DE VIDA

Segundo um levantamento inédito do Observatório das Metrópoles, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), os municípios paraenses de Marituba, Pacajá e Vitória do Xingu são os piores em quadro de bem-estar no país. A pior cidade em qualidade de vida é a Presidente Sarney, no Maranhão. A pesquisa foi divulgada no portal da revista Exame.
O levantamento considerou os 5,5 mil municípios do Brasil, e destacou as 100 cidades que apresentam o melhor e o pior quadro de bem-estar no país. O estado de São Paulo domina o topo do ranking com oito cidades nas primeiras posições. Considerada a cidade mais organizada do estado, Buritizal, no norte de São Paulo, lidera a lista com índice de 0.951. Quanto mais próximo de 1,0, melhor é a condição de bem-estar da cidade.
Para chegar ao resultado, o estudou levou em conta cinco fatores de qualidade: mobilidade urbana, condições ambientais e habitacionais, serviços coletivos urbanos e infraestrutura. De acordo com a pesquisa, mais da metade dos municípios estão em condições ruins com o atendimento inadequado de água e esgoto, coleta de lixo e atendimento de energia.

Para Marcelo Ribeiro, professor da UFRJ e pesquisador do Observatório, o levantamento revela uma desigualdade regional. Sudeste e Sul abrigam as cidades com as melhores condições de vida e Norte e Nordeste, os piores.
Município de 14,5 mil habitantes, Vitória do Xingu é sede da construção da usina de Belo Monte, e recebeu do empreendimento nos últimos cinco anos R$ 455,8 milhões em impostos. Mesmo assim Vitória do Xingu é a segunda pior cidade em qualidade de vida do Brasil, com o índice de 0,474.
Além de Pacajá e Vitória do Xingu, também figuram entre as 100 piores cidades do Brasil os municípios de Anapu, Porto de Moz, Gurupá e Placas, todos na região do Xingu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário