Obra há muito esperada, a estrada pavimentada vai incrementar a economia e garantir segurança e mobilidade à população
Para
o primeiro trecho, a Secretaria de Estado de Transportes (Setran) já está na
fase de licenciamento ambiental, de mobilização de equipamentos e instalação do
canteiro de obras. O projeto total de construção e pavimentação da Transuruará
compreende o trecho que vai do Entroncamento com a BR-230 (Transamazônica), no
município de Uruará, até próximo à Usina Hidrelétrica de Curuá-Una, em
Santarém, uma extensão de quase 150 quilômetros.
Um dos trechos a entrar em obras é de 38 km, que vai da altura do Rio Tutuí até o entroncamento com a BR-230. Ao longo da rodovia serão construídas duas pontes: uma sobre o Rio Tutuí, com 50 metros de extensão, e outra sobre o Rio Curuá-Una, com 60 metros.
Vários
benefícios – De acordo com o governador Helder
Barbalho, “não é apenas a produção que chegará com maior segurança pela estrada
asfaltada, mas também uma série de benefícios para todo o povo da região, que
durante décadas ficou esquecido”.
Ela
ressaltou que, com as obras de pavimentação, “pode ocorrer, inclusive, a
verticalização da produção, agregando valor ao agronegócio local, fortalecendo
a estrutura do porto de Santarém e sua importância para a região. Hoje estamos
assinando os dois lotes restantes. Agora, não há mais desculpa de inverno.
Começaremos o serviço e entregaremos a rodovia com asfalto pronto à população
em 24 meses”.
A
PA-370 é chamada de Transuruará no trecho que dá acesso ao município de Uruará,
ligando o centro urbano de Santarém à Usina Hidrelétrica de Curuá-Uma, que já
está asfaltado. Com quase 220 km de extensão, a rodovia havia recebido a última
camada de pavimento em 2008.
Segundo
o secretário de Estado de Transportes, Adler Silveira, a construção e
pavimentação da PA-370 é uma obra estruturante, que supre uma demanda histórica
no Baixo Amazonas. “É uma obra que vai transformar a realidade das pessoas que
vivem nessa região, pois estamos falando de uma rodovia que vai interligar a
Transamazônica com Santarém, uma pavimentação de quase 150 km e um investimento
total de R$ 193 milhões”, informou o secretário.
Economia e mobilidade – O asfaltamento da Transuruará terá reflexos diretos no incremento do setor produtivo regional, além de encurtar distâncias. Segundo o secretário Regional de Governo do Baixo Amazonas, Henderson Pinto, a obra, além da integração das regiões do Xingu, Baixo Amazonas e Tapajós, “deve reduzir em 160 km a distância de Santarém para a Região Metropolitana de Belém (RMB). É uma obra pela qual muito se esperou. Foi muito prometida, e só agora começa a ser executada pelo Governo Helder Barbalho”, destacou.
Cerca
de dez lideranças comunitárias do entorno da Transuruará participaram do ato de
assinatura da Ordem de Serviço. Segundo Paulo de Souza, presidente da
“Associação Cícero Mendes”, a chegada do asfalto à Rodovia PA-370 representa
uma verdadeira mudança na realidade local. “Trará empregos e renda. Esse
momento é histórico pra toda a população local”, afirmou Paulo de Souza,
morador da região há 20 anos, onde produz mandioca e pimenta-do-reino, no
sistema de agricultura familiar.
Segurança pública – Durante a agenda de trabalho no Oeste do Pará, o governador Helder Barbalho também assinou a Ordem de Serviço para construção do quartel do 13º Grupamento da Polícia Militar em Uruará. “Significa o incentivo do Governo do Estado, pois com o novo prédio o grupamento de Uruará terá mais condições de aquartelamento, e consequentemente garante maior qualidade ao serviço de policiamento naquela região”, destacou o coronel Dilson Júnior, comandante-geral da PM.
A
nova sede do 13º Grupamento da corporação é resultado da parceria do Estado com
a Prefeitura de Uruará, que cedeu o terreno onde será construída a unidade da
PM.
Fonte:
A Voz do Xingu com informações Agência Pará
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