Brasil Novo Notícias: Garimpeiros interditam garimpo de Serra Pelada

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Garimpeiros interditam garimpo de Serra Pelada

O clima voltou a ficar tenso ontem (22) no antigo garimpo de Serra Pelada, onde a Colossus Mineral está implantando uma mina subterrânea para extração de ouro em parceria com a cooperativa dos garimpeiros, a Coomigasp.
image
Por volta de meio dia, um grupo de aproximadamente 200 pessoas marchou para a frente do projeto e lá montou acampamento. Pela estrutura implantada no local, ficou evidente o propósito do grupo de pernoitar e ali permanecer por tempo ainda indeterminado.
Um relato da situação foi transmitido para o presidente do Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), José Fernando Gomes Júnior pelo gerente de relações institucionais da Colossus, Armando Pingarilho. Ele disse que os representantes do grupo propuseram a paralisação das atividades da mina até que o Poder Judiciário venha a determinar claramente qual grupo irá permanecer à frente da Coomigasp.
Em difícil negociação, foi explicado que o sistema de geração de energia e bombeamento não poderia em nenhuma hipótese ter interrompida a sua operação, situação que poderia até mesmo provocar o desmoronamento do túnel de acesso à mina.
Ao final das conversações o grupo permitiu a troca de turno de 40 homens para manutenção das atividades de preservação mínima da estrutura física.Os próprios “visitantes”, porém, já deixaram claro que isso é só o começo.
Na conversa que tiveram ontem com a direção da empresa, manifestantes informaram que há pelo menos vinte ônibus a caminho do local. O clima de conflito causado pelos manifestantes cria um ambiente hostil para os trabalhadores e causa insegurança aos moradores da vila.
“Estamos dispostos a morrer por esta causa e chamar a atenção do mundo. A  Colossus terá que rever  de imediato as armadilhas jurídicas que armou contra o povo garimpeiro dentro da justiça do Pará”, disse Daniel Carvalho, presidente da ADEPAG (Associação de Defesa do Patrimônio dos Garimpeiros Sócios da Coomigasp).
Um grupo de dez calejados garimpeiros pretendem iniciar nas próximas horas uma greve de fome que só irá encerrar  até que tudo seja resolvido. “Lutei por muito tempo pela mina de Serra Pelada e não  é justo o  que essa empresa e as  autoridades estão fazendo com agente”, disse Honorato Pereira, garimpeiro de 74 anos que sofre de diabetes e de pressão alta.
Entenda o caso
No ano passado parte da diretoria da Coomigasp, que tinha a frente Gesse Simão, foi destituída pela juíza Eline Vieira sob a acusação de que haveria indícios de irregularidades financeiras e contratuais na relação da Cooperativa com a Colossus Minerals, Assumiu a presidência Valder Falcão, destituído pelos garimpeiros em Assembleia Geral. Em uma nova Assembleia Geral, Vitor Albarada foi eleito e sequer chegou a tomar posse já que a justiça deferiu pedido de cancelamento das Audiências Públicas, fato que gerou a revolta do grupo de garimpeiros que agora interditam o acesso ao garimpo.
Segundo a diretora da Colossus, Rosana Enther, a interdição da mina prejudica os próprios garimpeiros pois já houve uma queda do valor das ações da empresa. Já os garimpeiros dizem “não ter nada a ver com isso, apenas lutam por seus direitos”.
Uma guarnição da PM está no local, mas não agiu em virtude da manifestação ser pacífica e legítima.
A Colossus não emitiu nota sobre a interdição.

Por: Wanderley Mota – de Curionópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário