Pouco menos de meia
hora de chuva já foi o bastante para que uma fila de carros e caminhões se
formasse em um atoleiro no Km 96 da Rodovia Transamazônica – BR 230 no trecho
entre Medicilândia e Uruará - PA. Caminhoneiros reclamam que no período chuvoso
o prejuízo causado pela má conservação da BR é gigantesco. “As viagens pra essa região
já não são tão boas, a gente gasta muito com manutenção, e as condições da
estrada atrasa a viagem e aumenta o gasto de combustível, com esse barateamento
a gente perde, e perde muito” Reclama Fernando
Pedro caminhoneiro há 30 anos.
Abertura da Rodovia na década de 70 |
A BR 230 foi aberta
nos anos 70 através do Plano de Integração Nacional – PIN. Programa criado pelo
governo federal e administrado pelo Instituto Nacional instituído, por meio do Decreto-Lei Nº1106, de
16 de julho de 1970, pelo Presidente da
República Emílio Garrastazu Médici, sob o lema “Integrar Para não Entregar” e "uma terra sem homens para
homens sem terra".
A Rodovia vive até
hoje o abandono e a espera pela conclusão de sua pavimentação. O trecho entre
Altamira e Brasil Novo está em obras há vários anos e sendo abandonado pelas
empresas responsáveis pelos serviços o que tem gerado descontentamento e
revolta de moradores da região ocasionando protestos com várias paralisações da
Rodovia.
Atualmente existem
três frentes de trabalhos na BR-230. Uma no trecho entre Brasil Novo e Altamira
previsto para ser entregue até metade de 2014, outra entre Medicilândia e
Uruará começada este ano e mais um trecho de 160 km entre as cidades de Uruará
e Rurópolis que será realizada pelo Consórcio Mac Vilas Pavotec que recebeu,
durante a 3ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de Placas, a LO para
retirada de Areia e Brita no Município.
A transamazônica é a
terceira maior Rodovia do Brasil, com 4 223 km de comprimento,
ligando Cabedelo, na Paraíba à Lábrea, no Amazonas, cortando sete estados
brasileiros; Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará e Amazonas,
mas é também uma das maiores em problemas sociais.
Por: Valdemídio Silva
Fotos: Valdemídio
Silva e internet
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