Brasil Novo Notícias: Piranhas atacam banhistas no rio Araguaia

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Piranhas atacam banhistas no rio Araguaia


De acordo com relatório do Corpo de Bombeiros de Marabá, na Praia da Gaivota, em São Geraldo do Araguaia, piranhas estão atacando os banhistas. Nas duas primeiras semanas de veraneio, foram registradas 122 ocorrências, o que está deixando os veranistas aterrorizados.

O coronel Marcus Victor Norat, comandante do 5º Grupamento de Bombeiro Militar em Marabá, explica por que isso ocorre: “Neste período as piranhas estão subindo o rio para fazer a desova, ao mesmo tempo em que o banhista invade a área delas, por isso ocorre esse ataque”.

Coronel Norat também orienta os banhistas a terem cuidado principalmente com as crianças: “Nós, do Corpo de Bombeiros, não podemos fazer nada. A gente só pede aos banhistas que tenham cuidado principalmente com as crianças sozinhas entrarem na água para não ocorre um fato de maior gravidade. Essa é a nossa orientação para as famílias que levam crianças para as área que estão tendo esses ataques”.

Para se ter uma ideia do quanto os ataques das piranhas impactam nas ocorrências de segurança, sobre o total das 226 ocorrências registradas, incluindo afogamentos, crianças perdidas e ferimentos com objetos cortantes, mas da metade é de ataque de piranhas. Ou seja, os ataques representam 54% dos casos.

Técnicos do Ibama (Instituo Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis e Meio Ambiente) , da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da prefeitura estão mapeando a área para tentar garantir a segurança dos banhistas.

(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário