Brasil Novo Notícias: IBAMA realiza Operação Onda Verde na região Transamazônica

quarta-feira, 24 de julho de 2013

IBAMA realiza Operação Onda Verde na região Transamazônica


A operação Onda Verde do IBAMA está acontecendo na região desde janeiro deste ano e visa coibir o desmatamento na Amazônia. 

A fiscalização contou com quatro fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Ibama, três Policias da Força Nacional e três agentes da Policia Federal. A operação aconteceu em madeireiras, depósitos e serrarias. 

Os fiscais chegaram até as áreas depois de denúncias e com o monitoramento de satélite, que apontaram a localização das áreas desmatadas. 

A operação acontece em quatro estados brasileiros, Pará, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia. Na região, a fiscalização foi realizada em Altamira, Anapu e Uruará. Nove empresas foram fiscalizadas, destas, apenas uma atuava legalmente, dois depósitos tiveram suas atividades paralisadas e seis funcionavam de forma ilegal, as principais ilegalidades detectados pelo órgão foram à ausência da guia florestal, sem o documento os proprietários não tem como comprovar a origem da madeira, e serrarias que atuavam sem a licença de operação. 

Durante a operação um caminhão carregado de madeira foi levado para o pátio do IBAMA em Altamira, foram 16 metros cúbicos de madeira Murakatiara apreendido. Além desse produto foram apreendidos ainda 29 metros cúbicos que estavam em um deposito, 445 metros cúbicos de madeira em toras que estavam em uma serraria e 311 metros cúbicos de madeira serrada. 

O IBAMA notificou as empresas alvos da fiscalização, e os proprietários dos estabelecimentos têm ate 20 dias para apresentar a documentação ao órgão. Caso contrário, será lavrado um auto de infração contra o crime ambiental, a multa pode chegar a R$133 mil reais. Parte da madeira apreendida ficará no pátio das serrarias e madeireiras e os proprietários dos estabelecimentos ficaram como fieis depositários do produto para isso foi lavrado um termo de apreensão.

Fonte: O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário