O Dia das Mães está chegando e é, além de uma das datas mais carinhosas do calendário nacional, uma das mais importantes para o consumo no país.
O texto em si não é problemático, a questão é o link que o acompanha. No caso deste golpe, o endereço é “follow.ru/boticário”. Fique atento! É golpe! Não clique!
Este é um golpe recorrente que costuma fazer milhares de vítimas todos os anos. Desta vez, a mensagem traz a frase “Olha esse pra sua mãe!” acompanhada de um link malicioso. Ao clicar, as pessoas caem em sites que roubam informações pessoais e podem instalar vírus no smartphone.
Em outros anos, O Boticário emitiu um comunicado afirmando que não faz sorteio de kits de Dia das Mães via WhatsApp e que este links representam um risco. A empresa não envia ao público estas informações pelo aplicativo de mensagens. O único tipo de interação oficial da empresa por WhatsApp é via site oficial.
O GOLPE
O link da mensagem que leva à suposta promoção pode também pedir seu CPF, nome e endereço, informações que costumam ser usadas por criminosos. Há ainda casos em que a mensagem fala para compartilhar o link com seus contatos, ajudando a viralizar o golpe.
Segundo o Dfndr Lab, especialista em segurança digital, o CPF e o nome da vítima podem ser validados na hora do golpe. Ou seja, verifica se o documento que foi incluído de fato pertence ao nome digitado, o que passa uma falsa sensação de veracidade da promoção. A suspeita é de que o cibercrimininoso por trás disso tenha acesso a um banco de dados com essas informações.
Outro fator que contribui para dar credibilidade é que foram cadastradas 3.634 lojas verdadeiras da O Boticário no golpe para que o usuário possa escolher em qual deseja retirar os produtos.
COMO SE PROTEGER?
Para se proteger, especialistas recomendam a utilização de um programa de segurança no celular ou tablet em que você usa o WhatsApp. Além disso, é preciso manter o sistema operacional sempre atualizado.
E valem sempre aquelas recomendações básicas:
– não acredite em tudo que chega pelo WhatsApp
– Não clique em URL com finais incomuns ou textos com erro de português
– desconfie de conteúdos muito chamativos (como notícias apelativas e promoções improváveis)
– mesmo que a mensagem venha de alguém da família, fique atento(a). Pergunte para a pessoa do que se trata o conteúdo da mensagem
– avalie criticamente mensagens que peçam que você compartilhe conteúdo com a sua lista de contatos;
– não responda pedidos de desconhecidos para que você compartilhe dados pessoas como cartão de crédito, conta de banco, aniversário, senhas etc.
Fonte: DOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário