Obra há muito esperada, a estrada pavimentada vai incrementar a economia e garantir segurança e mobilidade à população
Umas
das obras mais esperadas no Oeste do Pará, a construção e pavimentação de 150
quilômetros da Rodovia PA-370, conhecida na região como Transuruará, foi
iniciada nesta sexta-feira (16), quando o governador Helder Barbalho assinou a
Ordem de Serviço (OS) para beneficiar mais dois trechos da rodovia. Nesta fase
do projeto serão mais de 70 km construídos e pavimentados, que se somarão a
outros 72 km, cujas obras foram autorizadas pelo governo no final do ano
passado.
Para
o primeiro trecho, a Secretaria de Estado de Transportes (Setran) já está na
fase de licenciamento ambiental, de mobilização de equipamentos e instalação do
canteiro de obras. O projeto total de construção e pavimentação da Transuruará
compreende o trecho que vai do Entroncamento com a BR-230 (Transamazônica), no
município de Uruará, até próximo à Usina Hidrelétrica de Curuá-Una, em
Santarém, uma extensão de quase 150 quilômetros.
Um
dos trechos a entrar em obras é de 38 km, que vai da altura do Rio Tutuí até o
entroncamento com a BR-230. Ao longo da rodovia serão construídas duas pontes:
uma sobre o Rio Tutuí, com 50 metros de extensão, e outra sobre o Rio Curuá-Una,
com 60 metros.
Vários
benefícios – De acordo com o governador Helder
Barbalho, “não é apenas a produção que chegará com maior segurança pela estrada
asfaltada, mas também uma série de benefícios para todo o povo da região, que
durante décadas ficou esquecido”.
Ela
ressaltou que, com as obras de pavimentação, “pode ocorrer, inclusive, a
verticalização da produção, agregando valor ao agronegócio local, fortalecendo
a estrutura do porto de Santarém e sua importância para a região. Hoje estamos
assinando os dois lotes restantes. Agora, não há mais desculpa de inverno.
Começaremos o serviço e entregaremos a rodovia com asfalto pronto à população
em 24 meses”.
A
PA-370 é chamada de Transuruará no trecho que dá acesso ao município de Uruará,
ligando o centro urbano de Santarém à Usina Hidrelétrica de Curuá-Uma, que já
está asfaltado. Com quase 220 km de extensão, a rodovia havia recebido a última
camada de pavimento em 2008.
Segundo
o secretário de Estado de Transportes, Adler Silveira, a construção e
pavimentação da PA-370 é uma obra estruturante, que supre uma demanda histórica
no Baixo Amazonas. “É uma obra que vai transformar a realidade das pessoas que
vivem nessa região, pois estamos falando de uma rodovia que vai interligar a
Transamazônica com Santarém, uma pavimentação de quase 150 km e um investimento
total de R$ 193 milhões”, informou o secretário.
Economia
e mobilidade – O asfaltamento da Transuruará terá
reflexos diretos no incremento do setor produtivo regional, além de encurtar
distâncias. Segundo o secretário Regional de Governo do Baixo Amazonas,
Henderson Pinto, a obra, além da integração das regiões do Xingu, Baixo
Amazonas e Tapajós, “deve reduzir em 160 km a distância de Santarém para a
Região Metropolitana de Belém (RMB). É uma obra pela qual muito se esperou. Foi
muito prometida, e só agora começa a ser executada pelo Governo Helder
Barbalho”, destacou.