Brasil Novo Notícias: SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DO PARÁ PARALISA ATIVIDADES DOS AREEIROS EM ALTAMIRA

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DO PARÁ PARALISA ATIVIDADES DOS AREEIROS EM ALTAMIRA

É da extração da área e seixo que seu Julcenesio Labre tira o sustento da família.  Mas, a renda que antes era garantida, agora está em risco depois que fiscais da Secretaria de Meio Ambiente do estado – Semas, paralisaram as atividades dos areeiros no porto da prainha.
De acordo com a classe, a empresa Norte Energia está ajudando nos trâmites do processo para transformar a classe em cooperativa.
Os areeiros explicam que mesmo com os trâmites em andamento, a Semas estava ciente da situação. Cerca de 41 areeiros estão impedidos de poder trabalhar, e temem não conseguir suprir as necessidades básicas.
Em nota, a Norte Energia informou que “está em tratativas com a Associação dos Areeiros do Rio Xingu (Assarrixi) para encaminhar os compromissos assumidos entre as partes.”
Fiscalização 
A operação de fiscalização realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com a Polícia Militar do Pará e Corpo de Bombeiros do Pará, foi deflagrada na região do Rio Xingu, em Altamira. Nesta quinta-feira (13), ao completar 10 dias de ações em campo, a operação já contabilizou 11 autos de infração e dois termos de apreensão lavrados em cinco empreendimentos. A maioria dos autos ocorreu por instalação portuária indevida e extração de areia e seixo sem licença ambiental expedida pelo órgão estadual.
Entre os empreendimentos vistoriados durante a operação, uma associação foi interditada por descumprir a legislação ambiental. A fiscal Elineuza Faria explica sobre a ação. “Na hora que chegamos ao local, os responsáveis apresentaram uma liminar da Justiça Federal de 2015 que autoriza a ocupação da área, mas o documento não autoriza a exploração de mineral e instalação de porto sem o licenciamento ambiental”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário