Brasil Novo Notícias: 1ª FEIRA DE CIÊNCIAS NA SEMANA PASSADA RECEBEM 27 PROJETOS DE PESQUISAS

quinta-feira, 21 de junho de 2012

1ª FEIRA DE CIÊNCIAS NA SEMANA PASSADA RECEBEM 27 PROJETOS DE PESQUISAS

Semana passada, 27 projetos de pesquisas foram apresentados na 1ª Feira de Ciências e Tecnologias – FEICITEC em Brasil Novo. O objetivo da Feira foi de incentivar a criatividade nas escolas e receber projetos de pesquisas elaborados e desenvolvidos por alunos e professores da rede municipal de ensino. O evento foi durante todo o dia 14 na Quadra de esportes do Ginásio Esportivo Dom Erwin Krautter. A população do município esteve presente e atento para os estandes de exposição dos trabalhos.


Todos os projetos inscritos concorriam ao direito de representar o município na Feira de Ciências do Estado do Pará – FDEICIPA. O projeto que melhor se apresentou veio da Escola Carlos Pena Filho do KM 40, segundo os jurados, foi o projeto que propõe a arborização do Bairro Daniel de Freitas. A necessidade de arborização o Bairro fez parte do pressuposto de que o mesmo projeto criado em uma área de pastagem e em solo arenoso que faz com a temperatura seja mais elevada com a incidência dos raios solares. “O projeto foi pensado especificamente para o Bairro que foi criado em uma área de pastagem. O projeto prevê a qualidade de vida das pessoas que residem no local” explicou o professor Marciano Ferreira orientador do projeto.
Outro projeto que há anos vem se destacando pela criatividade é o “LIXO AO LUXO”, da Escola Santa Terezinha da vicinal 20, também chamou a atenção dos visitantes. “Estou muito satisfeita com o resultado, o fato de ficarmos em segundo lugar, não significa que nosso projeto não é importante, Isso na verdade nos reforça para continuar melhorando cada vez mais” disse a professora ao receber o resultado da escolha. Esse trabalho já é bem conhecido no município e desenvolvido desde 2008. O Secretário Municipal do Meio Ambiente Hipólito Ribas comentou que essa é uma iniciativa que merecem ser muito valorizada e que o grupo está de parabém.
Os projetos apresentados durante a FEICITEC, com base na alimentação que se destacaram foram os projetos da Escola Municipal de Ensino fundamental Padre Léo Schneider que apresentou o projeto “Manga: Fonte de Alimento e Saúde”, defendida pelos alunos da Sexta Série e o Projeto voltado para a comunicação “Rádio Educativa Santos Dumont”, da vicinal 19.
A Secretária Municipal de Educação Marinete Mardegan, não escondeu sua satisfação pelo sucesso do evento. "é uma alegria imensa perceber que os resultados esperados foram alcançados com a produção criativa de todos os projetos, essa feira é a primeira de muitas que irão acontecer" disse a secretária.
Todos os projetos apresentados receberam Certificados de Participação e medalhas. Os três primeiros colocados receberam uma premiação extra.
1º Lugar – Escola Carlos Pena Filho do KM 40 - recebeu medalhas, certificado de participação e a credencial para representar o estado na FEICIPA.
2º Lugar – Escola Santa Terezinha da Vicinal 20 - recebeu medalhas, certificado de participação e uma máquina fotográfica digital.
3º Lugar – Escola Paraíso da Cidade Nova - recebeu medalhas, certificado de participação e uma máquina fotográfica digital.
Para finalizar a organização levou para a quadra as apresentações do Grupo Cultural JUFF da Cidade Alta e do Grupo Folclórico Rosas dos Ventos de Altamira.
Por: Valdemídio Silva
Foto: Isaías Braga
Equipe Popular FM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário